Instituições de Goiás firmam pacto para fortalecer a educação

Compartilhe

O pacto firmado no fórum representa um passo significativo na busca por uma educação de qualidade em Goiás Foto: Vinicius Kazuo

Representantes de diversas instituições públicas e entidades ligadas à educação em Goiás firmaram, nesta segunda-feira (25), o Pacto Interinstitucional pela Educação. A assinatura ocorreu durante o 1º Fórum Gaepe-GO: Compromisso com a Educação Municipal, realizado no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia.

O acordo busca fortalecer a governança e aprimorar políticas públicas na educação básica, especialmente no ensino fundamental e na primeira infância. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-GO), grupo que reúne órgãos de controle, gestores municipais e estaduais, além de representantes do Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Durante o evento, o conselheiro do TCE-GO, Saulo Mesquita, ressaltou que a educação é um direito fundamental e deve ser prioridade dos gestores. “Investir na educação é investir na redução das desigualdades sociais”, afirmou. O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim de Castro, também defendeu maior orientação aos novos prefeitos e vereadores eleitos para garantir o cumprimento das políticas educacionais.

No primeiro painel do fórum, o tema da governança colaborativa foi debatido por autoridades como a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli. Ela destacou a necessidade de garantir orçamento para as políticas educacionais, com foco na alfabetização. A promotora de Justiça Vanessa Barbosa e o presidente da Undime-GO, Miguel Ribeiro, reforçaram o papel das instituições na garantia de uma educação de qualidade para as crianças goianas.

Ao todo, 20 instituições assinaram o pacto, incluindo o Ministério Público, os tribunais de contas, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e entidades representativas dos municípios. Assim, o objetivo comum é unir esforços para enfrentar os desafios da educação pública e garantir melhores oportunidades para as futuras gerações.

Com informações de Alexandre Alfaix (Tribunal de Contas do Estado de Goiás)

Leia Mais:
Recentes
Senado e Câmara aprovam medidas contra tarifas de Trump ao Brasil
Senado e Câmara aprovam medidas contra tarifas de Trump ao Brasil
Federação Paulista proíbe seis organizadas do Corinthians em estádios
Federação Paulista proíbe seis organizadas do Corinthians em estádios
Moraes manda prender sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina
Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros