Brasil sobe cinco posições no ranking do IDH e está na 84ª colocação

Índice vai de 0,780 em 2022 para 0,786 em 2023

Compartilhe

Foto: Carola68/Pixabay

O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud ou UNDP, na sigla em inglês) divulgou, nesta terça-feira (6), a edição deste ano do relatório de Desenvolvimento Humano. O documento atualiza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 193 países, com base em informações de 2023, sobre indicadores de expectativa de vida, escolaridade e Produto Interno Bruto (PIB) per capita – por indivíduo.

O Brasil aparece na 84ª colocação com um IDH de 0,786 (em uma escala de 0,000 a 1,000), um índice considerado de desenvolvimento alto. Em relação a 2022, o IDH do país cresceu 0,77% porque o índice era de 0,780 (ajustado este ano).

Em 2022, o Brasil estava na 89ª posição, o que significa que o país subiu cinco colocações. No IDH de 2022 ajustado este ano, no entanto, o país estava na 86ª posição e, portanto, subiu duas colocações no ranking (ultrapassando a Moldávia e empatando com Palau).

O relatório também mostra a evolução do país nos períodos de 2010 a 2023 (um aumento médio anual de 0,38%) e de 1990 a 2023 (um crescimento médio de 0,62%).

Segundo o Pnud, os países são divididos em quatro grupos, de acordo com o IDH. Aqueles com pontuação a partir de 0,800 são considerados de alto desenvolvimento humano. Setenta e 74 países estão nessa situação. O Chile é o país na melhor posição entre as nações da América Latina e Caribe (45ª posição, com 0,878 ponto).

Outros nove latino-americanos e caribenhos estão neste grupo (Argentina, Uruguai, Antígua e Barbuda; São Cristóvão e Névis; Panamá; Costa Rica; Bahamas; Barbados; e Trinidad e Tobago). Na média, o IDH da região subiu 0,778 em 2022 para 0,783 em 2023 (alta de 0,64%).

Pontuação

Além do Brasil, outros 49 países são considerados de desenvolvimento alto (com pontuação de 0,700 a 0,799). As nações de desenvolvimento médio (de 0,550 a 0,699) somam 43, enquanto aqueles com desenvolvimento baixo (abaixo de 0,550) são 26.

A Islândia ultrapassou a Suíça e a Noruega e agora é o país com maior IDH do mundo (0,972). As seis primeiras colocações, aliás, são de países europeus (Dinamarca, Alemanha e Suécia, além dos três mencionados).

Já o Sudão do Sul, nação mais jovem do mundo, criada em 2011, tem o pior indicador (0,388). As nove últimas posições são ocupadas por países africanos. O Iêmen, palco de uma guerra civil que dura anos no Oriente Médio, tem o décimo menor IDH.

O IDH médio mundial chegou a 0,756 em 2023, um aumento de 0,53% em relação ao ano passado (0,752). Segundo o coordenador do relatório, Pedro Conceição, esse é o maior patamar de desenvolvimento humano desde o início do levantamento.

“Mas há dois aspectos preocupantes nessa conquista. Primeiro é o fato de que estamos progredindo de forma mais lenta. Na verdade, é o progresso mais lento na história, se não considerarmos o período de declínio do IDH [devido à pandemia de covid-19]. Se continuássemos a ter o progresso que tínhamos antes de 2020, estaríamos vivendo em um índice de desenvolvimento muito alto em 2030. Mas a tendência agora é que [o progresso] achatou um pouco e esta marca de viver num Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado foi adiada por décadas”, disse Pedro Conceição.

Para ele, o segundo aspecto é que países com IDH baixo estão ficando para trás. “[Isso aconteceu] pelo quarto ano consecutivo. E isso representa uma ruptura com uma tendência que já vinha ocorrendo há décadas, na qual víamos uma convergência no Índice de Desenvolvimento Humano entre os países”.

De acordo com a pesquisa, a média dos países de IDH muito alto é de 0,914 ponto, enquanto aqueles com IDH baixo têm uma média de 0,515.

Outros dados

O relatório da ONU também apresenta um ajuste do IDH levando em consideração o aspecto da desigualdade social. Nesse caso, o IDH do Brasil é ajustado para 0,594, o que faz com o país fique apenas na 105ª posição global e caindo para categoria de IDH médio. No caso da primeira colocada, Islândia, por exemplo, o IDH tem pouco ajuste, ficando em 0,923. O IDH mundial ajustado fica em 0,590.

No caso da comparação entre gêneros, o IDH das mulheres (0,785) é um pouco melhor do que o dos homens (0,783) no país. As mulheres brasileiras têm indicadores melhores de expectativa de vida e de escolaridade, mas perdem no PIB per capita.

Já em relação ao IDH ajustado pela pegada de carbono de cada país, o Brasil apresenta IDH de 0,702, mas se posiciona melhor no ranking mundial, na 77ª posição.

Inteligência artificial

O tema deste ano do relatório é a inteligência artificial. O administrador do Pnud, Achim Steiner, afirmou que é importante não ser governado por uma tecnologia, mas sim usá-la para o progresso do desenvolvimento humano.

“Nossa capacidade de explorar no sentido positivo essa nova fronteira, mas também de nos proteger, exige, por definição, cooperação internacional, inclusive por parte de países mais ricos, ajudando os países mais pobres a, antes de tudo, se tornarem parte dessa economia de desenvolvimento emergente do futuro”, explicou Steiner.

Para ele, é importante garantir que a Inteligência Artificial ​​“seja realmente algo que nos dará, como seres humanos, a oportunidade de aumentar nossa engenhosidade, nossa diversidade, nossa imaginação, nosso empreendedorismo e, acima de tudo, uma confiança de que, no século XXI, podemos nos desenvolver e prosperar juntos, ao mesmo tempo em que enfrentamos os riscos para o nosso futuro juntos” finalizou.

Recentes
HAPVIDA: O Alerta Vermelho da Insatisfação dos Clientes
HAPVIDA: O Alerta Vermelho da Insatisfação dos Clientes
Saúde · 2h
Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025
Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025
Economia · 3h
Merz é eleito chanceler da Alemanha após derrota no primeiro turno
Merz é eleito chanceler da Alemanha após derrota no primeiro turno
Mundo · 4h
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Brasil · 5h
Mais do PortalGO
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Érika Hilton abre encontro nacional sobre memória e diversidade do Judiciário em Goiânia
Deputada Érika Hilton abre evento nacional sobre memória e diversidade do Judiciário nesta terça (6) em Goiânia. 06 maio 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Estudantes da UFG representarão Goiás na RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo
Equipe da UFG é classificada para a RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo. Estudantes buscam apoio para representar Goiás no evento… 06 maio 2025 · Educação
Foto: Youtube RockstarGames
Rockstar revela novo trailer do GTA VI com visuais impressionantes e data de lançamento
Veja o novo trailer do GTA VI divulgado pela Rockstar! Vice City moderna, protagonistas inéditos e data oficial de lançamento. 06 maio 2025 · Entretenimento
Foto: Antonio Augusto/STF
Convênios com entidades suspeitas de fraudes em descontos do INSS foram assinados nos governos Temer, Bolsonaro e Lula
Sete convênios assinados no governo Bolsonaro autorizaram descontos suspeitos em aposentadorias e pensões. 06 maio 2025 · Brasil
Foto: Pixabay
80% dos professores de escolas públicas presenciaram bullying em 2023, aponta MEC
Levantamento revela também aumento de casos de discriminação e impacto da pandemia no comportamento dos alunos 06 maio 2025 · Brasil
Procurador-geral da Câmara / Foto: Divulgação
Vereador aciona PM após procurador apontar arma para assessor na Câmara de Goiânia
Briga teria começado por conta de uma vaga de estacionamento 06 maio 2025 · Política
Fotos: Divulgação
Teatro Sesc Centro tem programação cultural diversa e acessível em maio
Programação do Teatro Sesc Centro em maio reúne teatro, música e dança com atrações gratuitas e preços acessíveis. 06 maio 2025 · Cultura
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Justiça condena Marco Feliciano a indenizar mãe de Cazuza em R$ 80 mil
Indenização ocorre por uso indevido de imagem e músicas em publicações consideradas ofensivas. Justiça nega imunidade parlamentar. 06 maio 2025 · Entretenimento
Contratos têm duração inicial de três anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois (Foto: Seds)
Seds abre 94 vagas temporárias com salários de até R$ 10,8 mil
Processo seletivo em Goiás oferece vagas em 6 cidades: de Psicólogo a Técnico de Enfermagem. Contrato inicial de 3 anos + prorrogação. 06 maio 2025 · Trabalho
Foto: Jhonney Macena
Expoart 2025 destaca produções artísticas de Aparecida de Goiânia
Mostra gratuita celebra a arte local e a economia criativa, levando obras de artesãos e ceramistas ao Aparecida Shopping entre 6 e 24 de maio. 06 maio 2025 · Cidades