O Governo de Goiás abriu inscrições para a seleção de novas famílias beneficiadas com moradias gratuitas por meio do programa Pra Ter Onde Morar – Construção. Ao todo, 645 unidades habitacionais serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social em 15 municípios do estado. O processo seletivo será conduzido pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (23), no site goias.gov.br/agehab.
As cidades contempladas nesta nova fase do programa são Carmo do Rio Verde (45 unidades), Caiapônia (100), Cezarina (30), Cromínia (30), Diorama (45), Faina (24), Jaupaci (30), Goiandira (30), Matrinchã (30), Mutunópolis (39), Novo Brasil (50), Novo Gama (40), Santa Fé de Goiás (48), Uruana (49) e Urutaí (55).
O programa habitacional tem como foco atender famílias com renda mensal de até um salário mínimo. Os critérios de seleção estão especificados nos editais disponíveis no site da Agehab. O objetivo é combater o déficit habitacional no estado, promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda.
Lançado em 2021, o programa já entregou quase 4 mil moradias em mais de 150 municípios goianos. A meta do governo é alcançar 10 mil unidades até o fim de 2026. As construções são realizadas em parceria com prefeituras locais, o que, segundo o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, permite maior agilidade na entrega dos imóveis.
Além do impacto direto na vida das famílias, o programa é apontado como fator de desenvolvimento regional.
*Com Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás