Goiânia integra programa internacional para tornar cidades mais sustentáveis e resilientes

Goiânia adere ao programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, promovido pelo Governo Federal e entidades internacionais para tornar as cidades mais sustentáveis, resilientes e aptas ao enfrentamento da crise climática

Compartilhe

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia assinou o Termo de Compromisso que oficializa a entrada do município no Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com organizações internacionais como o C40 Cities e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM).

Com isso, Goiânia se junta a um grupo seleto de 50 cidades brasileiras e é uma das duas únicas selecionadas em Goiás, ao lado de Formosa. O programa tem como objetivo preparar os municípios para o desenvolvimento sustentável, com foco na adaptação às mudanças climáticas e na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Etapas do programa

O projeto é dividido em três fases:

  1. Seleção – já concluída com a escolha de Goiânia.
  2. Diagnóstico e definição de ações – com elaboração de perfil climático e propostas de mitigação e adaptação.
  3. Captação de recursos – com articulação entre os municípios e bancos internacionais de investimento, como o Banco Mundial e o Banco do Brics.

Compromissos locais

A gestão do projeto será coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que já criou estruturas específicas como a Gerência de Mudanças Climáticas e o Gabinete de Combate às Crises Climáticas, reforçando a atuação da prefeitura no tema.

“Criamos as bases em 2025 com as Zonas de Desenvolvimento Sustentável, e o programa só potencializa esse trabalho. Estamos alinhados com as estratégias de mitigação e adaptação climática”, explicou Pedro Baima, gerente da Amma.

Entre as ações previstas estão o levantamento dos riscos climáticos, emissão de GEE, metas alinhadas aos ODSs e estratégias nacionais de adaptação, além de formação técnica, consultorias e apoio financeiro para execução de projetos sustentáveis.

Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes

A iniciativa é parte do Joint Program, financiado pela Bloomberg Philanthropies, com apoio de instituições como CDP, Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, e ministérios brasileiros. O objetivo é promover políticas públicas que unam qualidade ambiental, resiliência urbana e soluções baseadas na natureza, contribuindo com as metas do CHAMP, lançado na COP28, para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C até 2030.

*Com Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Recentes
Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia
Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia
Brasil · 2h
Nova regra dos 8 segundos gera polêmica e decide jogo na Série C
Nova regra dos 8 segundos gera polêmica e decide jogo na Série C
Esportes · 2h
HBO revela elenco inicial da nova série de Harry Potter com grandes nomes de Hollywood
HBO revela elenco inicial da nova série de Harry Potter com grandes nomes de Hollywood
Entretenimento · 2h
Katy Perry vai ao espaço em voo histórico com tripulação só de mulheres
Katy Perry vai ao espaço em voo histórico com tripulação só de mulheres
Ciência · 2h