Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Guerra comercial entre EUA e China intensifica-se com novas tarifas, causando queda nas bolsas globais e alertas de inflação e recessão.

Compartilhe

Reprodução

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que sua política “nunca mudará” e provocou que a China estaria em “pânico”.

“Para os muitos investidores que estão chegando aos EUA e investindo grandes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca mudarão. Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”, escreveu Trump, em uma rede social.

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar.

“A China jogou errado, eles entraram em pânico – A única coisa que não podem se dar ao luxo de fazer!” escreveu.

Após anunciar tarifas de importação para todos os parceiros comerciais, com taxas de 34% para China, o governo de Pequim adotou uma série de medidas de retaliação, com igual taxação de 34% das importações de produtos estadunidenses.

Além disso, a China anunciou a restrição para exportação de minerais raros, chamados terras raras, além da proibição de comércio com 16 empresas dos EUA.

Em uma entrevista publicada na mesma rede social, o presidente dos EUA reforçou que está no caminho certo. “Tudo indo muito bem. Você verá como isso vai acabar, nosso país terá um boom”, disse Trump.

Bolsas e comércio

As medidas fizeram as bolsas em todo o mundo despencar. Os três principais índices de ações dos EUA – o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones – registrava uma queda de -4,5%, -4,6% e -4%, respectivamente, no início da tarde de hoje.

Em nota publicada nesta quinta-feira (3), antes do anúncio de retaliação do governo chinês, a Organização Mundial do Comércio (OMC) previu que o tarifaço instituído pelos EUA levaria a uma retração de -1% nos volumes globais de comércio este ano, resultado que é 4 pontos percentuais (p.p.) inferior a previsão anterior, que calculava um crescimento de 3% no comércio internacional.

“Medidas comerciais dessa magnitude têm o potencial de criar efeitos significativos de desvio comercial. Apelo aos Membros para que administrem as pressões resultantes de forma responsável para evitar que as tensões comerciais proliferem”, afirmou Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral da OMC.

Juros e inflação

Enquanto isso, o presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jorome Powell, alertou que as tarifas de Trump podem aumentar a inflação e reduzir o crescimento econômico.

“Embora a incerteza permaneça elevada, agora está ficando claro que os aumentos de tarifas serão significativamente maiores do que o esperado. O mesmo provavelmente será verdade para os efeitos econômicos, que incluirão maior inflação e crescimento mais lento”, comentou Powell.

Por outro lado, o presidente Trump desafiou o presidente do Fed a cortar os juros básicos da economia do país.

“Este seria um momento perfeito para o Presidente do Fed, Jerome Powell, cortar as Taxas de Juros. Ele está sempre ‘atrasado’, mas agora ele pode mudar sua imagem, e rapidamente. Corte as taxas de juros, Jerome, e pare de brincar de política!”, escreveu Trump também nesta sexta em uma rede social.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Guarda compartilhada: entenda como funciona e tire suas dúvidas
Guarda compartilhada: entenda como funciona e tire suas dúvidas
Justiça · 17min
COP 30 escolhe Curupira como símbolo da conferência em Belém
COP 30 escolhe Curupira como símbolo da conferência em Belém
Meio Ambiente · 1h
Golpe da CNH gratuita volta a circular; Detran-GO desmente e orienta vítimas
Golpe da CNH gratuita volta a circular; Detran-GO desmente e orienta vítimas
Goiás · 13h
Lula propõe transformar 2 de julho em feriado nacional: Consolidação da Independência
Lula propõe transformar 2 de julho em feriado nacional: Consolidação da Independência
Cultura · 13h
Mais do PortalGO
Foto: Fiba
Brasil vence Canadá e mantem invencibilidade na AmeriCupW
Defesa brasileira sufoca Canadá no último quarto (15×5) e garante 74×65. Damiris e Kamilla brilham com duplos-duplos no Chile. 01 jul 2025 · Esportes
Divulgação – Internet
Boi Garantido conquista seu 33º Festival Folclórico de Parintins
Vermelho domina Bumbódromo! Garantido é campeão em Parintins com homenagem a Chico da Silva, e conquista 33º título em Parintins! 01 jul 2025 · Cultura
Divulgação – Wikimedia
Solidão vira problema global de saúde e afeta 1 a cada 6 pessoas, aponta OMS
Relatório da OMS: solidão é crise de saúde pública. Países pobres têm taxas 2x maiores que ricos. Conheça o plano para combater o isolamento. 01 jul 2025 · Saúde
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Segundo Unifesp 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack
11,4 mi de brasileiros já usaram cocaína/crack. Lenad III mostra aumento preocupante no uso experimental de drogas no Brasil. 01 jul 2025 · Saúde
O cartunista. Foto: Secult
Adeus a Jorge Braga: cartunista morre em Goiânia
Jorge Braga, um dos principais cartunistas do Brasil, tinha 53 anos de carreira. 01 jul 2025 · Goiás
Murilo Huff
Foto: Reprodução Instagram
Murilo Huff obtém guarda provisória do filho
Murilo Huff conquista a guarda provisória do filho Leo em disputa judicial contra avó materna do garoto 01 jul 2025 · Entretenimento
Foto: Unsplash
A origem dos signos
Conheça a origem dos signos do Zodíaco e sua evolução histórica, da Mesopotâmia até a cultura popular contemporânea. 01 jul 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Instagram
Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil nesta terça-feira
Corpo de Juliana Marins, morta em acidente na Indonésia, passará por uma nova autópsia 01 jul 2025 · Brasil
Divulgação: FIFA
Após as oitavas de final, restam 2 brasileiros na briga pelo titulo do mundial
Paulino decide e Palmeiras reencontra Chelsea em 04/07. Flu avança após atuação sólida; Fla cai com 4×2 para Bayern. 01 jul 2025 · Esportes
Foto: Unsplash
Confira alguns títulos que chegam à Netflix em julho
Confira os principais lançamentos da Netflix em julho, incluindo documentários, séries e filmes. 01 jul 2025 · Cultura