Tumulto na UFG: youtuber causa confusão em debate sobre Israel e Palestina

Participantes apontaram tentativa de gerar conteúdo provocativo

Compartilhe

Imagem: Thais Teixeira – Acervo Pessoal

Na manhã desta quarta-feira (03/12), uma aula de Geopolítica na Universidade Federal de Goiás (UFG) acabou se tornando uma discussão acalorada entre estudantes de Jornalismo e Wilker Leão. O influenciador digital — ex-estudante de História da UnB e atual discente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) — é conhecido por gerar polêmicas ao confrontar professores e gravar aulas sem aviso prévio.

O evento, aberto à comunidade, recebia um palestrante convidado para debater as complexidades do conflito entre Israel e Palestina. Segundo relatos, o clima de debate acadêmico deu lugar à confusão quando Leão iniciou uma série de questionamentos.

“Passada de pano”

Durante o momento aberto para perguntas, Wilker apontou uma suposta “hipocrisia” de movimentos sociais e do governo brasileiro em relação ao Hamas.

“É curioso para mim o fato de que essas questões são apresentadas muitas das vezes com base em subjetividade, mas o outro lado não é enxergado”, disse Wilker ao microfone. Ele argumentou que grupos LGBTs que apoiam a causa palestina “seriam assassinados” em territórios dominados pelo grupo.

O youtuber subiu o tom ao acusar o palestrante e o governo federal de “suavização” e “passada de pano” para o extremismo. O professor rebateu, diferenciando a resistência palestina de atos terroristas e contextualizando o ataque de outubro de 2023 em um histórico de décadas de conflito. A explicação, no entanto, foi cortada por interrupções constantes de Leão.

Gravações não autorizadas

Além do embate ideológico, a conduta de Wilker e de uma acompanhante gerou revolta. Estudantes denunciaram que ambos filmavam a sala, o professor titular, Eguimar Felício Chaveiro e o professor convidado Camilo Pereira, e os alunos sem autorização prévia, o que pode configurar violação de direito de imagem.

“A gente foi percebendo movimentações estranhas, uma pessoa gravando a nossa imagem sem autorização. No final, tentei ser respeitosa, mas ele não queria ouvir, queria o tempo inteiro estar contrapondo”, afirmou uma aluna, destacando o desrespeito com o docente.

Outra estudante presente, reforçou que a intenção parecia ser performática. “No momento que abriu para debate, ele começou a querer aparecer. Na hora que o professor tentava dar uma devolutiva, ele aumentava o tom de voz”, explicou. Segundo ela, a acompanhante de Wilker também agiu de forma estranha: “Ela trocava de lugar e filmou diversos alunos tentando ser discreta”.

Narrativa de “doutrinação” e busca por engajamento

A forte reação da turma — descrita por fontes como um “linchamento verbal” — ocorreu pela percepção de que Leão não buscava o debate, mas sim “gerar ibope” e lucro financeiro.

Para os alunos, o objetivo do youtuber era desqualificar o trabalho acadêmico para sustentar a narrativa de que a Universidade Federal pratica “doutrinação ideológica”, ignorando que a exposição do professor se baseava em pesquisa e fatos históricos.

Histórico de confrontos

Wilker Leão acumula uma série de episódios semelhantes. Ex-cabo do Exército, ele ganhou notoriedade nacional em 2022 ao chamar o então presidente Jair Bolsonaro de “tchutchuca do Centrão”, gerando um confronto físico na saída do Palácio da Alvorada.

No âmbito acadêmico, o discente foi expulso da Universidade de Brasília (UnB) após reiterados processos disciplinares por gravar docentes e outros estudantes para exposição em seu canal no YouTube. Atualmente cursando História na UEG, ele mantém a prática de frequentar outras instituições para produzir conteúdo com viés provocativo.

Até o fechamento desta matéria, a UFG não havia emitido nota oficial sobre o incidente.

Recentes
Planalto rejeita manter escala 6×1 e pressiona Câmara por mudança na jornada
Planalto rejeita manter escala 6×1 e pressiona Câmara por mudança na jornada
Política · 5h
Caiado diz que PEC da Segurança centraliza decisões e dificulta combate ao crime
Caiado diz que PEC da Segurança centraliza decisões e dificulta combate ao crime
Segurança · 6h
Cinema brasileiro brilha no NYFCC
Cinema brasileiro brilha no NYFCC
Cultura · 7h
Handebol e futsal: Mulheres do Brasil buscam títulos mundiais
Handebol e futsal: Mulheres do Brasil buscam títulos mundiais
Esportes · 18h
Mais do PortalGO
Reprodução
Novas regras da CNH: fim da obrigatoriedade de aulas
Nova regra da CNH permite fazer aulas teóricas grátis pela internet e práticas com carro próprio. Custo pode cair até 70%, segundo governo. 02 dez 2025 · Brasil
Foto: Reprodução
Bullying em escola carioca leva a perda irreversível da visão
Menino ficou cego de um olho após soco durante aula. Família alega que escola ignorou pedidos de ajuda contra bullying. 02 dez 2025 · Justiça
Foto: Divulgação/ PC
Casal é preso por espancar filho de 13 anos em Rio Verde
Casal foi preso em flagrante após polícia encontrar adolescente com lesões por todo o corpo. Conselho Tutelar agora cuida do menino. 02 dez 2025 · Goiás
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Polícia prende homem por estupro de vulnerável em Anápolis
Ele ameaçou a vítima, dizendo que a mãe dela a agrediria se ela contasse o abuso. Crime foi cometido na presença de outra criança. 02 dez 2025 · Goiás
Fotos: Domínio público
Como a maratona de 1904 quase encerrou a modalidade nas Olimpíadas
O atleta classificado em primeiro lugar chegou a receber estricnina (veneno) para seguir correndo 02 dez 2025 · História
Foto: Prefeitura de Goiânia
Falhas e desgaste: MP investiga problemas no Viaduto da Jamel Cecílio
Prefeitura tem 15 dias para responder às cobranças do Ministério Público 02 dez 2025 · Cidades
Divulgação/ Secult
Goiânia abre Natal na Tamandaré com concerto especial da Orquestra Sinfônica
Repertório inclui clássicos de Natal com 60 músicos no palco 02 dez 2025 · Cultura
Fotos: Divulgação PCGO
Polícia prende suspeitos de desviar computadores de órgão público
Mais de 100 computadores foram subtraídos e revendidos abaixo do preço 02 dez 2025 · Segurança
Foto: Divulgação/PL
Michelle rejeita apoio a Ciro Gomes e entra em conflito com filhos de Bolsonaro
Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro reagem e defendem acordo que tem aval do pai 02 dez 2025 · Brasil
Marcello Casal JrAgência Brasil
Fim da obrigatoriedade da autoescola: entenda as novas regras para tirar a CNH
Estimativa do Ministério dos Transportes aponta que novas medidas podem baratear o processo de habilitação em até 80% 02 dez 2025 · Brasil