Os 95.784 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 que moram em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o primeiro dia de provas no próximo domingo (30). A aplicação foi adiada nessas cidades por causa da COP30, realizada na capital paraense.
Belém concentra 69.647 candidatos, seguida por Ananindeua (22.183) e Marituba (3.954), segundo dados do Painel do Enem, do Inep. Os participantes devem consultar o Cartão de Confirmação na Página do Participante para verificar endereço, horário e possíveis atendimentos especiais.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova terá duração de 5h30. Neste domingo, os estudantes responderão 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. As avaliações serão diferentes das aplicadas no restante do país, mas com nível de dificuldade equivalente, assegura o Inep.
As notas poderão ser usadas para ingresso no ensino superior, bolsas, financiamento estudantil e certificação do ensino médio. Concluintes cadastrados no programa Pé-de-Meia e presentes nos dois dias de exame terão direito a um incentivo adicional de R$ 200.







