O que parecia um dia comum de trabalho se transformou em uma história internacional para a cabeleireira Larissa Nery, de 29 anos, moradora de Belo Horizonte. Na quarta-feira (5), ela descobriu que havia se tornado personagem central de uma crise política na Índia.
Larissa nunca visitou a Índia.
A imagem de Larissa ganhou destaque em jornais e portais indianos após ser usada em 22 registros de eleitores falsos, segundo denúncia feita pelo líder oposicionista Rahul Gandhi. Ele acusa o partido do primeiro-ministro Narendra Modi (BJP) e a Comissão Eleitoral de fraude nas eleições estaduais de Haryana, realizadas no ano passado.

Durante uma coletiva, Gandhi exibiu slides com os cadastros suspeitos, todos com a mesma foto da brasileira.
“Quem é essa senhora? Ela votou 22 vezes em Haryana?”, questionou o político, em tom irônico.
Enquanto o caso mobilizava o noticiário indiano, Larissa tentava entender o que estava acontecendo.
“Achei que fosse montagem com inteligência artificial. Depois percebi que era sério”, contou.
Sem entender as mensagens em inglês e hindi, ela recorreu ao Google Tradutor. Quando compreendeu o tamanho da repercussão, sentiu medo.
“Fiquei com medo. Não sei se é perigoso, nem entendo de política, muito menos de política indiana”, afirmou.
A origem da imagem remonta a 2017, quando o fotógrafo Matheus Ferrero, amigo de Larissa, fez um ensaio com ela em Belo Horizonte para divulgar seu portfólio. Uma das fotos viralizou em bancos de imagem e alcançou mais de 50 milhões de visualizações.

“Foi um trabalho que me deu visibilidade, mas nunca ganhei dinheiro com ele”, relatou Matheus, hoje com 33 anos.
Com a repercussão recente, o fotógrafo apagou suas redes sociais e criticou as plataformas que hospedam imagens sem proteger os autores e os retratados.
“Me senti invadido. A foto foi usada de forma indevida e isso pode acontecer com qualquer um”, disse.
A confirmação da autoria da imagem, revelou que ela circula há anos em sites de anúncios e bancos de fotos, sem controle sobre quem a utiliza. Larissa agora usa o episódio como alerta.
“A gente é a primeira geração a lidar com esse tipo de exposição. Eu postei uma foto inocente, e hoje ela está nos telões da Índia. Nunca imaginei algo assim.”










