Hemocentro de Goiás alerta para déficit de sangue e pede doações urgentes

Hemocentro de Goiás enfrenta déficit de 18% no estoque de sangue e convoca a população para doações urgentes, visando garantir o atendimento em 223 unidades de saúde

Compartilhe

Foto: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), órgão do Governo de Goiás, divulgou um alerta urgente sobre a necessidade de doações de sangue. O estoque da instituição enfrenta um déficit de 18%, impactando o atendimento em 223 unidades de saúde em todo o estado. A situação é mais crítica para os tipos sanguíneos negativos, como A-, B-, O-, AB- e AB+.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, ressalta a importância da doação, especialmente dos tipos sanguíneos negativos, que são frequentemente utilizados em emergências. “Apesar de o estoque do Hemocentro estar em um nível seguro, estamos com déficit de 18%. Por isso, pedimos o apoio da população, de quem ainda não veio fazer doação nos últimos três meses, ou ainda não é doador, para contribuir com este trabalho. É um gesto simples, rápido, mas capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta demora menos de uma hora”, afirma Novais.

Requisitos para Doação

Para doar sangue, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização).
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter descansado adequadamente (dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação).
  • Apresentar documento oficial com foto.
Sangue
Foto: Pixabay

Locais de doação

  • Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
  • Nas unidades da Rede Hemo no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Agendamento e doação de plaquetas

A Rede Hemo oferece agendamento online através do site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone 0800 642 0457. Além da doação de sangue, os Hemocentros de Goiânia e Rio Verde também realizam coleta de plaquetas, um componente sanguíneo essencial para pacientes oncológicos e vítimas de doenças como dengue e COVID-19.

Coleta móvel e doação de medula óssea

Empresas e instituições interessadas em promover campanhas de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro. O agendamento requer a confirmação de 120 participantes e deve ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.

A Rede Hemo reforça a importância da colaboração da comunidade para manter os estoques de sangue em níveis adequados e garantir o atendimento contínuo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Com Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Leia Mais

Recentes
3 ótimos filmes para assistir no fim de semana
3 ótimos filmes para assistir no fim de semana
Agenda Cultural: show, caminhada e exposição
Agenda Cultural: show, caminhada e exposição
Entenda a proposta do novo Código Eleitoral em discussão
Entenda a proposta do novo Código Eleitoral em discussão
Flamengo estreia na Libertadores com vitória sobre o Deportivo Táchira
Flamengo estreia na Libertadores com vitória sobre o Deportivo Táchira