A Prefeitura de Goiânia assinou o Termo de Compromisso que oficializa a entrada do município no Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com organizações internacionais como o C40 Cities e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM).
Com isso, Goiânia se junta a um grupo seleto de 50 cidades brasileiras e é uma das duas únicas selecionadas em Goiás, ao lado de Formosa. O programa tem como objetivo preparar os municípios para o desenvolvimento sustentável, com foco na adaptação às mudanças climáticas e na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Etapas do programa
O projeto é dividido em três fases:
- Seleção – já concluída com a escolha de Goiânia.
- Diagnóstico e definição de ações – com elaboração de perfil climático e propostas de mitigação e adaptação.
- Captação de recursos – com articulação entre os municípios e bancos internacionais de investimento, como o Banco Mundial e o Banco do Brics.
Compromissos locais
A gestão do projeto será coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que já criou estruturas específicas como a Gerência de Mudanças Climáticas e o Gabinete de Combate às Crises Climáticas, reforçando a atuação da prefeitura no tema.
“Criamos as bases em 2025 com as Zonas de Desenvolvimento Sustentável, e o programa só potencializa esse trabalho. Estamos alinhados com as estratégias de mitigação e adaptação climática”, explicou Pedro Baima, gerente da Amma.
Entre as ações previstas estão o levantamento dos riscos climáticos, emissão de GEE, metas alinhadas aos ODSs e estratégias nacionais de adaptação, além de formação técnica, consultorias e apoio financeiro para execução de projetos sustentáveis.
Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes
A iniciativa é parte do Joint Program, financiado pela Bloomberg Philanthropies, com apoio de instituições como CDP, Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, e ministérios brasileiros. O objetivo é promover políticas públicas que unam qualidade ambiental, resiliência urbana e soluções baseadas na natureza, contribuindo com as metas do CHAMP, lançado na COP28, para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C até 2030.
*Com Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia