Nesta quarta-feira (9/04), a CBF realizou o sorteio que definiu os 16 confrontos da terceira fase da Copa do Brasil, marcando o início da etapa com jogos de ida e volta na competição. Os jogos de ida estão programados para ocorrer entre 29 de abril e 1° de maio, enquanto as partidas de volta acontecerão entre 20 e 22 de maio.
Durante a cerimônia de sorteio, além da definição dos confrontos, também foram estabelecidos os mandos de campo, seguindo o critério de que times da mesma cidade não podem jogar no mesmo dia por questões de segurança pública – regra que não afetou os times goianos nesta fase.
Destaque para os times goianos:
O Vila Nova terá o desafio de enfrentar o Cruzeiro, time que conta com astros como Gabriel Barbosa, Cássio e Dudu, jogando a partida de volta em casa. Já a Aparecidense medirá forças com o Fluminense de Ganso, Arias e Germán Cano, também com o mando de campo no jogo de volta.
Confira todos os confrontos (times do lado direito jogam a volta em casa):
Fluminense x Aparecidense
Cruzeiro x Vila Nova
Operário-PR x Vasco da Gama
Paysandu x Bahia
Botafogo x Capital-DF
Internacional x Maracanã-CE
Retrô x Fortaleza
Brusque x Athletico-PR
Ceará x Palmeiras
Maringá x Atlético-MG
Botafogo-PB x Flamengo
São Paulo x Náutico
Santos x CRB
Novorizontino x Corinthians
Criciúma x Bragantino
CSA x Grêmio
Campanha dos times goianos:
O Vila Nova chegou a esta fase após eliminar a Inter de Limeira nos pênaltis (7-6), após empate em 0-0 no tempo normal, e na segunda fase aplicar um expressivo 6-0 no Rio Branco de Venda Nova. A Aparecidense superou o Votuporanguense nos pênaltis (5-4) após empate em 2-2 no tempo normal, e na fase seguinte venceu o Cascavel por 1-0 com gol de Higor Leite no último lance do jogo.
Composição dos participantes:
Dos 32 times nesta fase, vinte começaram a disputa na primeira fase, enquanto doze ingressam agora: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia (classificados via Libertadores), Cruzeiro (por posição no Brasileirão 2024), Santos (campeão da Série B 2024), CRB (campeão da Copa do Nordeste) e Paysandu (campeão da Copa Verde).
Regra de desempate:
Em caso de igualdade na soma dos resultados após as duas partidas, a vaga para a próxima fase será decidida diretamente na disputa de pênaltis, sem prorrogação – sistema que promete manter a emoção da competição até o último momento.