ONG promove educação antirracista nas escolas públicas do Rio

Escolas recebem programa de educação antirracista com oficinas, debates e acervo literário, com formação para professores e atividades culturais.

Compartilhe

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As escolas municipais São Tomás de Aquino, no Leme, e Pedro Ernesto, na Lagoa, ambas na zona sul do Rio, recebem nos dias 20 e 24 deste mês, a primeira edição do Programa de Educação Antirracista, promovido pela organização não governamental (ONG) Parceiros da Educação Rio.

A proposta busca transformar o olhar de educadores da rede pública sobre a equidade racial, promovendo a valorização das culturas negra e indígena e reconhecendo a diversidade como ferramenta essencial para a transformação social.

A iniciativa integra as ações do projeto Lá Vem História e visa à formação de 50 professores de 20 escolas parceiras por meio de oficinas artísticas e culturais — como danças indígenas, jongo, samba e capoeira — e atividades de mediação de leitura desenvolvidas para envolver educadores de maneira lúdica e interativa, incentivando o contato com a literatura oral e escrita.

A coordenadora do projeto Lá Vem História, Lêda Fonseca, lembra que a educação antirracista está prevista na legislação. A Lei 10.639/2003 inclui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas e privadas do Brasil, do ensino fundamental ao médio. Em 2008, a Lei 11.645 incluiu a obrigatoriedade de ensino da cultura indígena.

“Sentimos necessidade de trabalhar mais com os professores sobre essa temática para que tenham repertório mais ampliado sobre tais culturas. Os professores foram formados em uma perspectiva muito eurocêntrica. Nós precisamos conhecer mais das culturas africana e indígena porque fomos formados desse amálgama. Na escola pública, temos a maior parte dos alunos pardos e negros”, afirmou Lêda.

Cada uma das 20 escolas participantes receberá um acervo com dez obras de autoras influentes como Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Sônia Rosa e Bárbara Carine, que vão compor uma biblioteca antirracista que amplia o acesso a narrativas diversas.

“O projeto Lá Vem História tem transformado a vida dos alunos ao levar cultura e arte às escolas da rede municipal. A iniciativa promove a reflexão sobre diversidade e inclusão e forma uma geração mais consciente e engajada com a cultura brasileira”, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

O programa também inclui rodas de conversa e debates sobre práticas pedagógicas decoloniais e visitas a locais de importância histórica e cultural para as identidades afro-brasileira e indígena, como o Cais do Valongo — reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial da Humanidade —, a Aldeia Maracanã e outros centros culturais da cidade.

Agenda

Dia 20/5 – Escola Municipal São Tomás de Aquino, das 9h às 11h

Endereço: Praça Almirante Júlio de Noronha, 40 – Leme

Cerca de 245 crianças vão assistir a uma apresentação da artista Ana Bispo, que percorre o legado de compositores negros como Gilberto Gil, Cartola e Dona Ivone Lara.

Dia 24/5 – Escola Municipal Pedro Ernesto, das 9h às 11h

Endereço: Rua Fonte da Saudade – Lagoa

Cerca de 50 professores assistirão à mesa de abertura com Joana Oscar, da Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal da Educação do Rio, Maíra Santos, diretora da Escola Maria Felipe, primeira escola afro-brasileira, com a mediação de Thaiana Rodrigues, educadora antirracista, socióloga e doutoranda em sociologia.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, é esperado no evento.

Parceiros da Educação

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a ONG Parceiros da Educação Rio mobiliza a sociedade para melhorias nas escolas, por meio de doações e iniciativas diversas.

Fundada em 2009, a ONG já impactou cerca de 40 mil alunos, capacitou mais de 1,7 mil profissionais e atua em frentes como programas de apoio a escolas públicas, capacitação, reforço escolar, infraestrutura e redução da evasão escolar. Reconhecida pela transparência, tem o selo A+ do Instituto Doar, venceu o prêmio “100 Melhores ONGs do Brasil” (2022 e 2024) e recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto (2024) pela Câmara do Rio de Janeiro, em reconhecimento pelo trabalho na educação pública da cidade.

Recentes
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Sem categoria · 33min
Final de semana em Goiânia tem Fagner, Festival Vaca Amarela e mais
Final de semana em Goiânia tem Fagner, Festival Vaca Amarela e mais
Cultura · 4h
OAB-GO repudia falas do deputado que chamou religiões afro de “demoníacas”
OAB-GO repudia falas do deputado que chamou religiões afro de “demoníacas”
Goiás · 6h
PRF apreende mais de 100 celulares e quase 400 canetas emagrecedoras em carro na BR-153
PRF apreende mais de 100 celulares e quase 400 canetas emagrecedoras em carro na BR-153
Segurança · 7h
Mais do PortalGO
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
De Goiás a São Paulo: Fica apresenta filmes e painéis no Memorial da América Latina
Com entrada franca, a programação reúne painéis, mesas de debate e sessões educativas 07 nov 2025 · Cultura
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação na trama golpista
Julgamento será virtual e termina no dia 14 de novembro 07 nov 2025 · Brasil
Divulgação
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Foi divulgado o primeiro trailer de “Michael”, cinebiografia com Jaafar Jackson no papel do tio. Filme mostrará MJ de Jackson 5 a Rei do Pop. 06 nov 2025 · Entretenimento
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
2025 será um dos anos mais quentes da história, diz ONU
ONU confirma tendência de aquecimento extremo: 2015-2025 tem os 11 anos mais quentes. Geleiras perderam 1,3m de espessura. 06 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Intolerância Religiosa: deputado chama exposição afro-brasileira de “demônio”
Deputado Amauri Ribeiro chamou exposição afro-brasileira de “adoração ao demônio”. Artistas o acusam de intolerância religiosa. 06 nov 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática
Lula abriu a Cúpula do Clima em Belém com um discurso pela meta de 1,5°C. Presidente alertou que 2024 foi o primeiro ano a ultrapassar o limite. 06 nov 2025 · Meio Ambiente
Ricardo Stuckert/PR
Lula discute cooperação ambiental com Suriname e Papua Nova Guiné
Papua Nova Guiné anunciou abertura de embaixada em Brasília 06 nov 2025 · Brasil
Unsplash
Foto: Alex Malheiros
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Relatório recomenda inspeções bimestrais e reforço na drenagem do local 06 nov 2025 · Goiás
Foto: Maykon Cardoso – Alego
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Parlamentar criticou mostra com obras inspiradas em religiões afro-brasileiras e indígenas 06 nov 2025 · Goiás