Pela primeira vez, governador Eduardo Leite visita fábrica da Philip Morris Brasil em Santa Cruz do Sul

Compartilhe

O governador Eduardo Leite realizou sua primeira visita oficial à fábrica da Philip Morris Brasil, localizada em Santa Cruz do Sul.

Santa Cruz do Sul, 09 de março de 2020 – A unidade fabril da Philip Morris Brasil (PMB) localizada em Santa Cruz do Sul (RS) recebeu, pela primeira vez, na segunda-feira (9/3), a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Durante a ocasião, o governador conheceu de forma detalhada todas as etapas que compõem um dos mais complexos ciclos de produção de cigarros no país.

A operação da PMB em Santa Cruz do Sul abrange desde o desenvolvimento de sementes de tabaco até a fabricação do produto final. A cidade concentra grande parte da força de trabalho da empresa e é o principal polo de fabricação de cigarros, atendendo tanto o mercado nacional quanto as exportações. Além disso, a unidade é abastecida pelo tabaco proveniente de contratos com mais de 6 mil pequenos produtores distribuídos pelos três estados da Região Sul.

“É uma honra para nós receber o governador Eduardo Leite em nossa unidade, nesta primeira visita à Santa Cruz do Sul. Representa uma oportunidade para reforçarmos o compromisso que a PMB mantém com o desenvolvimento do Estado há 45 anos e de mostrarmos a importância da operação brasileira, que já olha na direção do tabaco aquecido como o futuro da cadeia produtiva do tabaco no Brasil,” declara o diretor de Operações da Philip Morris Brasil, Alejandro Okroglic.

A PMB tem desempenhado um papel relevante no fortalecimento do setor de tabaco no Brasil. Dados divulgados pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) confirmam que o Brasil é o maior produtor mundial e lidera as exportações de tabaco há 25 anos. Em 2019, o país exportou 549 mil toneladas para 111 países, gerando divisas de US$ 2,14 bilhões. O Rio Grande do Sul foi responsável por 84% dessas exportações.

Sustentabilidade e inclusão

A unidade da PMB em Santa Cruz do Sul também faz parte de um projeto global da Philip Morris International (PMI), voltado para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com resultados significativos já alcançados.

Em 2018, a unidade foi a primeira no Brasil – e também dentro da Philip Morris International – a obter o certificado da Alliance for Water Stewardship (AWS). Este selo reconhece o pioneirismo da empresa na implementação de políticas que reduzem o consumo de água, restauram bacias hidrográficas e atendem às demandas das comunidades locais.

No início de 2020, a unidade deu mais um passo em direção à sustentabilidade, com a implementação do projeto “Sem Copos Descartáveis”, que eliminou o uso mensal de 65 mil unidades desse material. A ação faz parte de um programa mais amplo, que visa zerar o envio de resíduos a aterros sanitários até 2022.

A empresa também segue firme no cumprimento de metas relacionadas à igualdade de gênero e inclusão. A PMB estabeleceu o objetivo de alcançar 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres nos próximos três anos. Para isso, ampliou iniciativas voltadas à diversidade e inclusão, e desde fevereiro de 2020, integra o Movimento Mulher 360 (MM360). Essa adesão reforça o compromisso com a promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Em 2019, a Philip Morris Brasil (PMB) tornou-se a primeira empresa do Brasil a receber a certificação EQUAL-SALARY, reconhecida por assegurar remuneração igualitária entre homens e mulheres para funções equivalentes. Este reconhecimento, concedido pela fundação suíça EQUAL-SALARY Foundation, reafirma o compromisso da empresa com políticas e práticas que promovem a equidade de gênero.

O esforço em manter um ambiente de trabalho diverso e inclusivo também levou a PMB, em maio de 2018, a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Ao lado de outras grandes organizações, a companhia trabalha pela defesa dos direitos humanos da população LGBTI+ no ambiente corporativo brasileiro. Esse compromisso se reflete no grupo de afinidade #bold (coragem, em português), criado por colaboradores para celebrar a diversidade, atrair e reter talentos LGBTI+.

Sobre a Philip Morris Brasil

A Philip Morris Brasil é uma afiliada da Philip Morris International (PMI), que lidera uma transformação no setor de tabaco, buscando criar um futuro sem fumaça ao substituir os cigarros por alternativas inovadoras. Voltada para consumidores adultos que continuam fumando, essa mudança visa beneficiar a sociedade, a companhia e seus investidores.

Com 45 anos de atuação no Brasil, a PMB é líder no mercado de tabaco, dedicada à fabricação e comercialização de cigarros, produtos de aquecimento de tabaco, dispositivos e acessórios eletrônicos. A empresa investe em pesquisas multidisciplinares, instalações tecnológicas de ponta e validação científica para assegurar que seus produtos sem fumaça atendam tanto às preferências dos consumidores adultos quanto aos rigorosos requisitos regulatórios.

O portfólio da PMI inclui dispositivos de tabaco aquecido e outros produtos que contêm nicotina. No final de 2019, estimava-se que cerca de 9,7 milhões de fumantes adultos em todo o mundo haviam deixado de fumar cigarros convencionais para adotar o produto de tabaco aquecido da PMI, o IQOS, disponível em mais de 50 mercados globais.

Recentes
Operação atinge investigados por ataques ligados à torcida organizada
Operação atinge investigados por ataques ligados à torcida organizada
Segurança · 34min
Em entrevista, Caiado relaciona avanço de facções à falta de resposta nacional
Em entrevista, Caiado relaciona avanço de facções à falta de resposta nacional
Goiás · 1h
Alcolumbre critica decisão de Gilmar e ameaça acelerar PECs contra o STF
Alcolumbre critica decisão de Gilmar e ameaça acelerar PECs contra o STF
Brasil · 2h
Estreias do Cinema: terror, drama e aventura infantil
Estreias do Cinema: terror, drama e aventura infantil
Entretenimento · 2h
Mais do PortalGO
Wrapped 2025: veja os mais ouvidos no mundo e BR
Spotify divulgou os mais ouvidos de 2025. Bad Bunny lidera; Gaga e Bruno Mars têm a música do ano. No Brasil, Henrique & Juliano são os tops. 03 dez 2025 · Entretenimento
Imagem: Thais Teixeira – Acervo Pessoal
Tumulto na UFG: youtuber causa confusão em debate sobre Israel e Palestina
Participantes apontaram tentativa de gerar conteúdo provocativo 03 dez 2025 · Goiás
Lula Marques/ Agência Brasil
Relator da CCJ defende manter mandato de Zambelli mesmo após condenação
Zambelli cumpre prisão na Itália enquanto aguarda extradição 03 dez 2025 · Brasil
Foto: Polícia Militar
Trio é detido pela polícia após matar adolescente de 14 anos com tiro em Catalão
Vítima de 14 anos foi baleada dentro de casa no bairro Castelo Branco; munições e moto usada na fuga foram apreendidas pela PM 03 dez 2025 · Segurança
Fotos: Alex Malheiros
Goiânia inicia revitalização de 24 km de vias em sete bairros
Intervenções devem ser concluídas em 70 dias 03 dez 2025 · Cidades
Tomaz Silva/Agência Brasil
Planalto rejeita manter escala 6×1 e pressiona Câmara por mudança na jornada
Parecer na Câmara propõe 40 horas semanais, mas mantém regime atual 03 dez 2025 · Política
Foto: Júnior Guimarães
Caiado diz que PEC da Segurança centraliza decisões e dificulta combate ao crime
Debate ocorreu em audiência na Câmara sobre competências na segurança pública 03 dez 2025 · Segurança
Divulgação
Cinema brasileiro brilha no NYFCC
Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceram no NYFCC. A premiação é um importante termômetro para o Oscar. 03 dez 2025 · Cultura
Handebol e futsal: Mulheres do Brasil buscam títulos mundiais
Brasil brilha em duas competições: handebol feminino tem campanha perfeita; futsal feminino avança à semi após goleada sobre o Japão. 02 dez 2025 · Esportes