Pela primeira vez, governador Eduardo Leite visita fábrica da Philip Morris Brasil em Santa Cruz do Sul

Compartilhe

O governador Eduardo Leite realizou sua primeira visita oficial à fábrica da Philip Morris Brasil, localizada em Santa Cruz do Sul.

Santa Cruz do Sul, 09 de março de 2020 – A unidade fabril da Philip Morris Brasil (PMB) localizada em Santa Cruz do Sul (RS) recebeu, pela primeira vez, na segunda-feira (9/3), a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Durante a ocasião, o governador conheceu de forma detalhada todas as etapas que compõem um dos mais complexos ciclos de produção de cigarros no país.

A operação da PMB em Santa Cruz do Sul abrange desde o desenvolvimento de sementes de tabaco até a fabricação do produto final. A cidade concentra grande parte da força de trabalho da empresa e é o principal polo de fabricação de cigarros, atendendo tanto o mercado nacional quanto as exportações. Além disso, a unidade é abastecida pelo tabaco proveniente de contratos com mais de 6 mil pequenos produtores distribuídos pelos três estados da Região Sul.

“É uma honra para nós receber o governador Eduardo Leite em nossa unidade, nesta primeira visita à Santa Cruz do Sul. Representa uma oportunidade para reforçarmos o compromisso que a PMB mantém com o desenvolvimento do Estado há 45 anos e de mostrarmos a importância da operação brasileira, que já olha na direção do tabaco aquecido como o futuro da cadeia produtiva do tabaco no Brasil,” declara o diretor de Operações da Philip Morris Brasil, Alejandro Okroglic.

A PMB tem desempenhado um papel relevante no fortalecimento do setor de tabaco no Brasil. Dados divulgados pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) confirmam que o Brasil é o maior produtor mundial e lidera as exportações de tabaco há 25 anos. Em 2019, o país exportou 549 mil toneladas para 111 países, gerando divisas de US$ 2,14 bilhões. O Rio Grande do Sul foi responsável por 84% dessas exportações.

Sustentabilidade e inclusão

A unidade da PMB em Santa Cruz do Sul também faz parte de um projeto global da Philip Morris International (PMI), voltado para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com resultados significativos já alcançados.

Em 2018, a unidade foi a primeira no Brasil – e também dentro da Philip Morris International – a obter o certificado da Alliance for Water Stewardship (AWS). Este selo reconhece o pioneirismo da empresa na implementação de políticas que reduzem o consumo de água, restauram bacias hidrográficas e atendem às demandas das comunidades locais.

No início de 2020, a unidade deu mais um passo em direção à sustentabilidade, com a implementação do projeto “Sem Copos Descartáveis”, que eliminou o uso mensal de 65 mil unidades desse material. A ação faz parte de um programa mais amplo, que visa zerar o envio de resíduos a aterros sanitários até 2022.

A empresa também segue firme no cumprimento de metas relacionadas à igualdade de gênero e inclusão. A PMB estabeleceu o objetivo de alcançar 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres nos próximos três anos. Para isso, ampliou iniciativas voltadas à diversidade e inclusão, e desde fevereiro de 2020, integra o Movimento Mulher 360 (MM360). Essa adesão reforça o compromisso com a promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Em 2019, a Philip Morris Brasil (PMB) tornou-se a primeira empresa do Brasil a receber a certificação EQUAL-SALARY, reconhecida por assegurar remuneração igualitária entre homens e mulheres para funções equivalentes. Este reconhecimento, concedido pela fundação suíça EQUAL-SALARY Foundation, reafirma o compromisso da empresa com políticas e práticas que promovem a equidade de gênero.

O esforço em manter um ambiente de trabalho diverso e inclusivo também levou a PMB, em maio de 2018, a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Ao lado de outras grandes organizações, a companhia trabalha pela defesa dos direitos humanos da população LGBTI+ no ambiente corporativo brasileiro. Esse compromisso se reflete no grupo de afinidade #bold (coragem, em português), criado por colaboradores para celebrar a diversidade, atrair e reter talentos LGBTI+.

Sobre a Philip Morris Brasil

A Philip Morris Brasil é uma afiliada da Philip Morris International (PMI), que lidera uma transformação no setor de tabaco, buscando criar um futuro sem fumaça ao substituir os cigarros por alternativas inovadoras. Voltada para consumidores adultos que continuam fumando, essa mudança visa beneficiar a sociedade, a companhia e seus investidores.

Com 45 anos de atuação no Brasil, a PMB é líder no mercado de tabaco, dedicada à fabricação e comercialização de cigarros, produtos de aquecimento de tabaco, dispositivos e acessórios eletrônicos. A empresa investe em pesquisas multidisciplinares, instalações tecnológicas de ponta e validação científica para assegurar que seus produtos sem fumaça atendam tanto às preferências dos consumidores adultos quanto aos rigorosos requisitos regulatórios.

O portfólio da PMI inclui dispositivos de tabaco aquecido e outros produtos que contêm nicotina. No final de 2019, estimava-se que cerca de 9,7 milhões de fumantes adultos em todo o mundo haviam deixado de fumar cigarros convencionais para adotar o produto de tabaco aquecido da PMI, o IQOS, disponível em mais de 50 mercados globais.

Recentes
Cimehgo prevê temporal em 193 municípios de GO
Cimehgo prevê temporal em 193 municípios de GO
Goiás · 7min
Goiânia tem rock, Folia de Reis e mais neste fim de semana
Goiânia tem rock, Folia de Reis e mais neste fim de semana
Cultura · 2h
Podcast Quem Vai Ganhar traz cenários, mostra erros e aponta os desafios de Daniel, Marconi, Wilder e PT em Goiás
Podcast Quem Vai Ganhar traz cenários, mostra erros e aponta os desafios de Daniel, Marconi, Wilder e PT em Goiás
Quem vai ganhar? · 3h
Pacientes que recebem insumos em Goiânia têm novo prazo para recadastramento
Pacientes que recebem insumos em Goiânia têm novo prazo para recadastramento
Saúde · 4h
Mais do PortalGO
Natasha Eduarda Alves de Sá – Fotos: Reprodução redes sociais
Suspeito de matar jovem em supermercado de Iporá afirmou que faria outras vítimas
A defesa alega problemas psicológicos, mas a Justiça optou por manter a prisão preventiva do jovem 23 jan 2026 · Goiás
Fotos: Arquivo Pessoal/José Wilker
Quatro pessoas morrem após colisão envolvendo carro e caminhões em Guapó
Três pessoas morreram no local da colisão e uma quarta vítima faleceu após ser socorrida ao hospital 23 jan 2026 · Goiás
Foto: Secom – GO
Goiás registra quinta menor taxa de assassinatos do Brasil em 2025
Comparado ao ano de 2018, o estado apresenta uma queda de 62% no número de homicídios 23 jan 2026 · Segurança
Brasil bate recorde com 5 indicações ao Oscar
Brasil bate recorde com 5 indicações ao Oscar 2026. “O Agente Secreto” concorre em 4 categorias, incluindo Melhor Filme. 23 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Caso Daiane Alves: polícia faz perícia em automóvel
Peritos da PCGO analisam carro que pode estar ligado ao desaparecimento de Daiane Alves. Luminol foi usado para buscar sangue. 22 jan 2026 · Goiás
Foto: Reprodução
Ônibus atropela e mata jovem de 22 anos em Anápolis
Atropelamento fatal em Anápolis: ônibus atinge Sarah, 22, na faixa de pedestres. Estudante de química não resistiu aos ferimentos. 22 jan 2026 · Goiás
A vitima Beatryz Emelly e Paulo Fagundes de Oliveira, o tio de consideração que a matou — Foto: Reprodução
Casal preso por matar Beatryz, em Britânia
Tio de consideração confessou matar Beatryz, 14 anos, a pauladas. Ele disse que a menina foi “grossa”. Esposa incentivou crime. 22 jan 2026 · Goiás
Foto: Reprodução/TV Globo
Especialista avalia Pedro do BBB26 e alerta para sinais de transtorno de personalidade
A análise sugere que Pedro não demonstra remorso genuíno por suas ações dentro do confinamento 22 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Reprodução redes sociais
Caminhada liderada por Nikolas chega à BR-040 sem aviso prévio e PRF alerta para riscos
Grupo caminha pelo acostamento da BR-040 em meio a tráfego intenso 22 jan 2026 · Política
Foto: NCI PRF
PRF apreende mais de meia tonelada de maconha escondida em fundo falso de caminhão em Itumbiara
A droga saiu do Amazonas e tinha como destino final o interior de São Paulo 22 jan 2026 · Segurança