Fiocruz lidera estratégia de vacinas dos Brics para garantir acesso

Fiocruz expande atuação global: escritórios em Lisboa e Etiópia para fomentar produção de vacinas nos BRICS e combater disparidades na saúde.

Compartilhe

© Joédson Alves/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) intensificou a articulação com os países do Brics para integrar esforços na produção e desenvolvimento de vacinas. A proposta, segundo o presidente da entidade, Mário Moreira, é evitar que se repita a exclusão vivida pelas nações do Sul Global durante a pandemia de covid-19.

“Na pandemia, ficamos por último na fila. A escassez de vacinas, respiradores e medicamentos escancarou o abismo entre os países ricos e os mais pobres”, afirmou Moreira à Agência Brasil. A fundação coordena o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas dos Brics e trabalha para consolidar uma base comum de projetos.

De acordo com o presidente, a desigualdade na distribuição das vacinas ficou evidente com os dados de 2023. 13,2 bilhões de doses aplicadas no mundo até março daquele ano, menos de 1 bilhão chegou à África. Os países ricos alcançaram a média de uma dose por habitante ainda em 2021. Já os de baixa renda encerraram a emergência sanitária global com apenas 40 doses por 100 habitantes.

A iniciativa se alinha à proposta brasileira no G20, que busca fortalecer uma coalizão para desenvolvimento e produção local de imunizantes. A Fiocruz já mobiliza institutos de pesquisa dos países do bloco para formar um repositório digital de projetos. O objetivo é alinhar agendas e garantir investimentos.

Moreira defendeu a participação do Banco do Brics e de grandes entidades filantrópicas, como a Fundação Gates, no financiamento dessas inovações. Ele também propôs a criação de um novo organismo multilateral voltado à ciência.

A Fiocruz ganhou protagonismo na liderança do projeto por sua capacidade de produção, atuação em saúde pública e pela experiência acumulada em cooperações com América Latina e África. A fundação já assinou novos acordos internacionais em alinhamento com as diretrizes do governo federal.

Para reforçar sua presença global, a Fiocruz abrirá um escritório em Lisboa no fim de julho, em parceria com a Apex Brasil. Outra sede deve ser instalada na Etiópia, em outubro. A Índia também está no radar da instituição, com projetos de cooperação industrial e desenvolvimento de vacinas que podem entrar no Programa Nacional de Imunizações.

A fundação assumiu ainda o comando da Rede Pasteur de Laboratórios. Presente em 25 países, e participa de um comitê da OPAS que pretende criar um consórcio de desenvolvimento e produção de vacinas e diagnósticos na América Latina.

No Brasil, a Fiocruz lançará em agosto o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. A nova unidade pretende reduzir o chamado “vale da morte”, que separa a produção científica da inovação tecnológica, por falta de infraestrutura de ponta.

O Brics também firmou uma parceria para eliminar doenças socialmente determinadas — aquelas ligadas à pobreza e à desigualdade — como parte da Declaração do Rio. A meta é unir recursos e estratégias para enfrentar problemas crônicos de saúde que atingem especialmente o Sul Global.

Recentes
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Goiás · 9h
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Entretenimento · 10h
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Trabalho · 13h
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
História · 15h
Mais do PortalGO
Foto: Secretaria de Estado da Economia
Negocie Já II abre adesões em fevereiro e permite descontos de até 99% em débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Podem ser incluídas dívidas com fato gerador até março de 2025 06 jan 2026 · Goiás
Vereadora Aava Santiago se filia ao PSB e passa a comandar o partido em Goiás
Mudança partidária não rompe alianças políticas no estado 06 jan 2026 · Goiás
Foto: Arquivo pessoal
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Polícia portuguesa desvendou assassinato de Lucinete Freitas. A patroa a levou a local ermo, matou-a com um bloco de cimento 06 jan 2026 · Mundo
Reprodução
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com Wagner Moura 05 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Eduardo Muñoz
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”. Ele enfrenta acusações de narcoterrorismo. Delcy Rodríguez assume como presidente 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Prefeitura de Morrinhos
Em briga de casal, criança de 3 anos é atingida por faca
Em Morrinhos, menino de 3 anos sofre corte no ombro após ser atingido por faca durante discussão dos pais. Conselho Tutelar assumiu o caso. 05 jan 2026 · Goiás
Encontrado vivo jovem que sumiu no Pico Paraná (PR)
Roberto Farias Tomaz, 19 anos, foi encontrado vivo após passar cinco dias perdido na mata do Pico Paraná. Ele caminhou mais de 20 km 05 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Venezuela ordena prisão de colaboradores do ataque dos EUA
Venezuela decreta caça a colaboradores do ataque americano. Nicolás Maduro, preso, enfrentará juiz em NY por narcotráfico. 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Rawpixel
Trump amplia ofensiva internacional após ação na Venezuela e ameaça Groenlândia e Colômbia
Disputa pela transição na Venezuela expõe divergências entre EUA, oposição e instituições do país 05 jan 2026 · Mundo