Você já parou pra pensar como o Google decide quais anúncios mostrar pra você? Não é mágica, é algoritmo — e ele conhece (quase) tudo sobre seus gostos. A boa notícia: você pode ver esse perfil inteiro e até editar o que o Google sabe sobre você.
Tudo isso é possível através da ferramenta My Ad Center, uma central que mostra como o Google personaliza seus anúncios com base no seu comportamento digital.
Como o Google descobre seus interesses?
O Google coleta informações de várias fontes quando você usa seus serviços:
- Buscas no Google (ex: pesquisar sobre “melhor celular 2025”).
- Vídeos que você assiste no YouTube.
- Apps e sites que usam serviços do Google (como o Google Ads e Analytics).
- Localização, se estiver ativada.
- Atividade em dispositivos Android.
- Comportamento em produtos como Gmail, Google Maps, Google Chrome, Google Notícias e Play Store.
A partir disso, o Google monta um “perfil de usuário” com dados como:
- Faixa etária e gênero estimados.
- Se é casado(a) ou se tem filhos.
- Renda Média.
- Temas e assuntos que você mais consome.
- Marcas que você tem mais chance de se interessar.
- Categorias sensíveis, como política, saúde ou religião.
O que você encontra na página do My Ad Center?
Ao acessar myadcenter.google.com/customize, você verá três abas principais:
1. Seus tópicos
Mostra todos os temas que o Google acredita que você tem interesse, como:
- Tecnologia
- Esportes
- Viagens
- Finanças
- Culinária
- Você pode ativar, desativar ou excluir qualquer tema.
2. Suas marcas
Aqui ficam as empresas e marcas que você mais vê nos anúncios, com base nas interações. Por exemplo:
- Amazon
- Nike
- iFood
- Você pode dizer se quer ver mais ou menos anúncios dessas marcas.
3. Dados sensíveis e privacidade
Nessa área, é possível:
- Desativar completamente a personalização de anúncios.
- Ocultar anúncios sobre temas delicados, como álcool, relacionamentos ou emagrecimento.
- Ver quais dados são usados para segmentação, incluindo localização e histórico de navegação.
Por que isso importa?
Saber o que o Google sabe sobre você é uma forma de entender como sua atividade online é usada e, mais do que isso, é a chance de ajustar o algoritmo ao seu favor. Se você quer ver anúncios mais relevantes — ou nenhum —, esse é o caminho.
Seja para reforçar interesses ou esconder o que não te representa mais, o My Ad Center é um painel de controle que coloca você no comando do seu próprio perfil digital.