HMAP passa ter ala de hemodinâmica com apoio do Governo de Goiás

Nova ala de hemodinâmica do HMAP amplia atendimentos cardiovasculares e reforça a saúde pública em Goiás.

Compartilhe

Daniel Vilela durante inauguração da nova ala de hemodinâmica do HMAP. Novidade vai ampliar atendimentos cardíacos em Goiás (Foto: André Costa)

O vice-governador, Daniel Vilela, participou da inauguração da nova ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), neste sábado (12/04). A unidade, referência em procedimentos de alta complexidade, agora contará com reforço nos atendimentos cardiovasculares, com apoio direto do Governo de Goiás.

A nova estrutura já realizou mais de 6 mil procedimentos desde 2022 e passa a integrar oficialmente o esforço estadual de regionalização da saúde, política implantada na gestão do governador Ronaldo Caiado.

“Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos. E o HMAP é hoje o hospital com o maior nível de satisfação entre os pacientes no Brasil”, destacou Daniel Vilela.

Durante a cerimônia, o vice-governador também anunciou novos investimentos no setor. Entre os destaques, está a chegada de uma unidade da faculdade de Medicina da Sociedade Israelita Albert Einstein em Goiás.

“Vamos ter ensino, pesquisa e atendimento de excelência. Isso qualifica a rede pública e consolida nosso Estado como referência em saúde no país”, afirmou.

Daniel também fez menção à evolução da saúde pública em Goiás. Segundo ele, o cenário mudou radicalmente nos últimos anos.

“Lembro que, antes mesmo da construção do HMAP, estive aqui com meu pai, Maguito Vilela. Aparecida tinha mais de 500 mil habitantes e contava apenas com três Cais precários. Hoje, temos hospitais regionais modernos e atendimento digno em todas as regiões.”

Aparelho de hemodinâmica do HMAP
“Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos”, disse Daniel Vilela (Foto: André Costa)

HMAP

Desde 2022, o HMAP é gerido pela Sociedade Israelita Albert Einstein. A unidade conta com 235 leitos e mais de 1.100 profissionais. A nova ala de hemodinâmica foi viabilizada por meio da doação de um paciente atendido pela rede privada do Einstein, em São Paulo, e permitirá a ampliação de procedimentos como cateterismo, angioplastia e correções cardíacas estruturais.

O hospital também faz parte do Projeto Supra, que conecta Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu a cardiologistas por meio de telemedicina. O protocolo permite a avaliação do eletrocardiograma em até sete minutos, o que já resultou em mais de 300 atendimentos emergenciais desde sua criação.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a importância do alinhamento com o Governo de Goiás para garantir a continuidade do modelo de gestão.

“Temos uma administração responsável, que mantém os pagamentos em dia e trabalha em conjunto com o Estado para expandir os serviços.”

Resultados

O impacto da nova estrutura já é percebido pelos pacientes. Hugo Alves da Silva, 75 anos, foi o primeiro a realizar uma cirurgia hemodinâmica pelo SUS em Goiás. Ele corrigiu uma anomalia cardíaca com o uso de prótese minimamente invasiva. “Foi tudo muito eficiente. Não precisei abrir o peito. Sou muito grato, salvou minha vida”, contou.

Outro caso é o de José Damásio, 58 anos, que sofreu um infarto em casa. “O atendimento foi rápido e salvador. A comunicação entre o Samu e o hospital foi perfeita”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, explicou que a nova ala seguirá diretrizes da gestão estadual. “Vamos ampliar os procedimentos vasculares e iniciar cirurgias cardíacas pediátricas por hemodinâmica”, afirmou.

Paciente do HMAP
José Damásio, 58 anos, conta como o atendimento rápido após um infarto salvou sua vida: “Se não fosse essa agilidade, eu não estaria aqui” (Foto: André Costa)
Recentes
Por 32 a 2, CCJ recomenda cassar Carla Zambelli
Por 32 a 2, CCJ recomenda cassar Carla Zambelli
Justiça · 1min
Ministro suspende decisão que limitava impeachment no STF
Ministro suspende decisão que limitava impeachment no STF
Justiça · 1h
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 para 2026
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 para 2026
Economia · 2h
Piratas, zumbis e samurais: o que esperar do The Game Awards 2025
Piratas, zumbis e samurais: o que esperar do The Game Awards 2025
Colunas · 3h
Mais do PortalGO
Divulgação HBO Max
Quem foi Ângela Diniz? Série da HBO Max mostra como a Justiça lidou com o feminicídio
A produção revisita um dos casos que transformou o feminicídio em debate nacional. 10 dez 2025 · Cultura
shammiknr/Pixabay
Aparecida define soltura de mosquitos com bactéria que bloqueia dengue
Reunião técnica nesta quarta-feira (10) estabelece cronograma para implementação do Método Wolbachia; iniciativa deve cobrir 25 bairros e proteger quase 300 mil… 10 dez 2025 · Saúde
Foto: Reprodução Redes Sociais
Sessão da Câmara teve expulsão de jornalistas e retirada de Glauber Braga
Entidades de imprensa cobram apuração de agressões e falhas de transparência 10 dez 2025 · Brasil
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Câmara aprova redução de penas para condenados do 8 de janeiro
Alcolumbre promete votação no Senado ainda em 2025 10 dez 2025 · Política
Beyoncé aciona Justiça contra “filme de Bolsonaro” por uso indevido de sua música
Equipe da cantora Beyoncé acionou a Justiça pelo uso não autorizado da música “Survivor”, produtores buscam a retirada do material. 10 dez 2025 · Justiça
Veja os premiados do Brasileirão masculino e feminino
CBF e ESPN premiaram os destaques da temporada. No masculino, Arrascaeta brilha; no feminino, Gabi Zanotti. Confira os times ideais 09 dez 2025 · Esportes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Câmara vota projeto para livrar Bolsonaro da cadeia
Projeto da Dosimetria rever punições dos atentados golpistas de 8 de janeiro. Relator prevê redução drástica da pena de Bolsonaro. 09 dez 2025 · Brasil
Foto: Reprodução/ Instagram Poliana Rocha
Após susto, Leonardo recebe alta e volta para casa
Cantor Leonardo recebeu alta após internação por gastroenterite em Goiânia. Ele brincou sobre o episódio em vídeo: “uma caganeira brava”. 09 dez 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula endurece penas para crimes sexuais
Lei sancionada por Lula endurece regras para condenados por crimes contra a dignidade sexual. Monitoramento genético rígida é destaques. 09 dez 2025 · Brasil
COI monta força-tarefa contra manipulação em Milão-2026
Para proteger a integridade, COI e organizadores italianos vão monitorar de perto as apostas nos Jogos Olímpicos de Inverno do ano que vem. 09 dez 2025 · Esportes