HMAP passa ter ala de hemodinâmica com apoio do Governo de Goiás

Nova ala de hemodinâmica do HMAP amplia atendimentos cardiovasculares e reforça a saúde pública em Goiás.

Compartilhe

Daniel Vilela durante inauguração da nova ala de hemodinâmica do HMAP. Novidade vai ampliar atendimentos cardíacos em Goiás (Foto: André Costa)

O vice-governador, Daniel Vilela, participou da inauguração da nova ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), neste sábado (12/04). A unidade, referência em procedimentos de alta complexidade, agora contará com reforço nos atendimentos cardiovasculares, com apoio direto do Governo de Goiás.

A nova estrutura já realizou mais de 6 mil procedimentos desde 2022 e passa a integrar oficialmente o esforço estadual de regionalização da saúde, política implantada na gestão do governador Ronaldo Caiado.

“Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos. E o HMAP é hoje o hospital com o maior nível de satisfação entre os pacientes no Brasil”, destacou Daniel Vilela.

Durante a cerimônia, o vice-governador também anunciou novos investimentos no setor. Entre os destaques, está a chegada de uma unidade da faculdade de Medicina da Sociedade Israelita Albert Einstein em Goiás.

“Vamos ter ensino, pesquisa e atendimento de excelência. Isso qualifica a rede pública e consolida nosso Estado como referência em saúde no país”, afirmou.

Daniel também fez menção à evolução da saúde pública em Goiás. Segundo ele, o cenário mudou radicalmente nos últimos anos.

“Lembro que, antes mesmo da construção do HMAP, estive aqui com meu pai, Maguito Vilela. Aparecida tinha mais de 500 mil habitantes e contava apenas com três Cais precários. Hoje, temos hospitais regionais modernos e atendimento digno em todas as regiões.”

Aparelho de hemodinâmica do HMAP
“Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos”, disse Daniel Vilela (Foto: André Costa)

HMAP

Desde 2022, o HMAP é gerido pela Sociedade Israelita Albert Einstein. A unidade conta com 235 leitos e mais de 1.100 profissionais. A nova ala de hemodinâmica foi viabilizada por meio da doação de um paciente atendido pela rede privada do Einstein, em São Paulo, e permitirá a ampliação de procedimentos como cateterismo, angioplastia e correções cardíacas estruturais.

O hospital também faz parte do Projeto Supra, que conecta Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu a cardiologistas por meio de telemedicina. O protocolo permite a avaliação do eletrocardiograma em até sete minutos, o que já resultou em mais de 300 atendimentos emergenciais desde sua criação.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a importância do alinhamento com o Governo de Goiás para garantir a continuidade do modelo de gestão.

“Temos uma administração responsável, que mantém os pagamentos em dia e trabalha em conjunto com o Estado para expandir os serviços.”

Resultados

O impacto da nova estrutura já é percebido pelos pacientes. Hugo Alves da Silva, 75 anos, foi o primeiro a realizar uma cirurgia hemodinâmica pelo SUS em Goiás. Ele corrigiu uma anomalia cardíaca com o uso de prótese minimamente invasiva. “Foi tudo muito eficiente. Não precisei abrir o peito. Sou muito grato, salvou minha vida”, contou.

Outro caso é o de José Damásio, 58 anos, que sofreu um infarto em casa. “O atendimento foi rápido e salvador. A comunicação entre o Samu e o hospital foi perfeita”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, explicou que a nova ala seguirá diretrizes da gestão estadual. “Vamos ampliar os procedimentos vasculares e iniciar cirurgias cardíacas pediátricas por hemodinâmica”, afirmou.

Paciente do HMAP
José Damásio, 58 anos, conta como o atendimento rápido após um infarto salvou sua vida: “Se não fosse essa agilidade, eu não estaria aqui” (Foto: André Costa)
Recentes
De romance trágico a documentário: as estreias da semana
De romance trágico a documentário: as estreias da semana
Cultura · 46min
Operação da PF mira rede internacional de estupros
Operação da PF mira rede internacional de estupros
Justiça · 2h
Gracyanne inicia remoção de tatuagem com nome de Belo 2 anos após fim do casamento
Gracyanne inicia remoção de tatuagem com nome de Belo 2 anos após fim do casamento
Entretenimento · 6h
O multiverso de Hollywood: 5 atores que quase viveram heróis e ícones do Cinema
O multiverso de Hollywood: 5 atores que quase viveram heróis e ícones do Cinema
Sem categoria · 7h
Mais do PortalGO
Reprodução redes sociais
Confirmado: Shakira será a atração do show gratuito em Copacabana
Shakira sucede Madonna e Lady Gaga no projeto ‘Todo Mundo no Rio’ em 2026. 11 fev 2026 · Entretenimento
Divulgação/CBMGO
Trabalhador morre durante limpeza de betoneira industrial em Águas Lindas
Colegas de trabalho tentaram cortar a estrutura metálica para salvar a vítima antes da chegada dos bombeiros 11 fev 2026 · Goiás
Foto: Reprodução
Orelha: MPSC apura conduta de delegado-geral e avalia abrir inquérito
Ministério Público de Santa Catarina aponta lacunas e pede novas diligências, incluindo eventual exumação. 11 fev 2026 · Segurança
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Rio Verde
Justiça suspende concurso público de Rio Verde
Concurso público da Câmara de Rio Verde é suspenso. Justiça determinou bloqueio de valores e devolução das taxas aos inscritos. 11 fev 2026 · Economia
Quartas do Goianão começam amanhã; Veja os confrontos 
Goianão entra na fase decisiva. Quartas de final tem jogos de ida amanhã. Confira os confrontos, horários e onde assistir a todos os jogos. 10 fev 2026 · Esportes
Dinheiro esquecido: R$ 10,27 bi faltam ser resgatados
Banco Central tem R$ 10,27 bilhões em valores esquecidos. Consulte no site oficial e saiba como resgatar. Não há prazo para solicitação. 10 fev 2026 · Brasil
Foto: Divulgação/ Memórias Cristalizadas
Exposição em QR Code ocupa ruas de Goiânia com videoarte
Arte acessível: projeto espalha QR codes por Goiânia. Ao escanear, o público acessa videoartes sobre memória e Cerrado. 10 fev 2026 · Cultura
Reprodução redes sociais
“Já me tratam como culpada”, diz argentina acusada de racismo
Ré por injúria, Agostina Páez diz que gestos em bar não foram racistas e que sofre condenação pública. Ela cumpre prisão domiciliar no Rio. 10 fev 2026 · Justiça
Após levar dois tiros, grávida perde o bebê em Itumbiara
Além dos ferimentos, a jovem grávida baleada em Itumbiara sofreu aborto. Caso foi filmado; polícia aguarda autorização para prender o homem. 10 fev 2026 · Goiás
Divulgação Netflix
Ed Gein: o assassino real que influenciou clássicos do terror no cinema e na TV
A investigação revelou um cenário que ultrapassava os limites da compreensão criminal da época 10 fev 2026 · História