Junto de Xi Jinping, Lula destaca conflitos e afirma que Brasil e China priorizam ‘paz e diálogo’

Compartilhe

O presidente brasileiro recebeu o líder chinês no Palácio da Alvorada. Os dois países firmaram mais de 30 acordos internacionais abrangendo setores como infraestrutura, educação e tecnologia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou nesta quarta-feira (20) conflitos, como a guerra na Ucrânia, destacando que Brasil e China priorizam “paz e diálogo” em suas relações internacionais.

As declarações foram feitas ao lado do presidente chinês, Xi Jinping, durante encontro no Palácio da Alvorada. Lula reforçou a necessidade de reformar organismos internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU, para ampliar a representatividade de países em desenvolvimento.

“Defendemos a reforma da governança global e um sistema internacional mais democrático, justo, equitativo e ambientalmente sustentável. Em um mundo assolado por conflitos armados e tensões geopolíticas, China e Brasil colocam a paz, a diplomacia e o diálogo em primeiro lugar”, disse Lula à imprensa.

Brasil e China integram um grupo de nações empenhadas em mediar uma solução pacífica para o conflito no leste europeu. Durante o discurso, Lula não mencionou diretamente o presidente russo, Vladimir Putin.

Xi Jinping, líder do maior parceiro comercial do Brasil, está em visita de Estado a Brasília após participar das reuniões do G20 no Rio de Janeiro.

Em pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira, Lula destacou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira durante a presidência do G20, e declarou: “Jamais venceremos o flagelo da fome em meio à insensatez das guerras.”

O presidente brasileiro também mencionou o filósofo chinês Confúcio e referiu-se a Xi Jinping como um “amigo de terras distantes”. Ele destacou investimentos de empresas brasileiras na China e anunciou que, em 2026, o Brasil realizará o Ano Cultural Brasil-China, com o objetivo de promover e aproximar as duas sociedades, reconhecidas mundialmente por sua rica diversidade e criatividade.

Na reunião realizada na residência oficial, os presidentes abordaram temas como políticas de investimento e desenvolvimento, relações bilaterais, além de coordenação em tópicos regionais e globais.

Nesta quarta-feira, foram firmados 37 acordos de cooperação internacional entre os dois países, abrangendo áreas como abertura de mercado para produtos agrícolas, intercâmbio educacional, e colaboração em setores como indústria, energia, mineração, finanças, comunicações, sustentabilidade, turismo, esportes, saúde e cultura. Lula também destacou que os esforços conjuntos se estenderão por 50 anos, incluindo temas como inteligência artificial, transição energética e tecnologia aeroespacial.

SpaceSail x Starlink

Entre os atos assinados, um memorando de entendimento entre a Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, e a Shanghai SpaceSail Technologies, tem como objetivo fornecer serviços de telecomunicações via satélite. Esse acordo pode impactar os negócios da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, no Brasil.

Recentemente, Musk esteve envolvido em polêmicas com autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O empresário, aliado de Donald Trump, também trocou farpas com a primeira-dama Janja em um evento paralelo ao G20.

Mundo está longe de ser tranquilo, diz Xi Jinping

Após a fala de Lula, o presidente chinês também realizou uma breve declaração. De acordo com o serviço de tradução contratado pelo governo brasileiro, Xi Jinping afirmou que o mundo está longe de ser um lugar pacífico, destacando a existência de guerras e conflitos.

Xi ressaltou que Brasil e China seguirão um caminho conjunto em prol da segurança global e recordou que ambos os países fazem parte de um grupo dedicado à busca pela paz na Ucrânia.

O líder chinês expressou preocupação com o agravamento da situação na Faixa de Gaza e enfatizou a necessidade de uma solução para a questão do Estado Palestino. Xi também manifestou disposição para cooperar com o Brasil em ações multilaterais voltadas à promoção da paz no Oriente Médio.

“Estamos preocupados, e a comunidade internacional precisa agir para resolver a crise atual. Devemos focar na Palestina para alcançar resultados imediatos,” declarou Xi, conforme a tradução disponibilizada pelo Palácio do Planalto.

Recentes
Novas regras da CNH: fim da obrigatoriedade de aulas
Novas regras da CNH: fim da obrigatoriedade de aulas
Brasil · 8min
Bullying em escola carioca leva a perda irreversível da visão
Bullying em escola carioca leva a perda irreversível da visão
Justiça · 2h
Casal é preso por espancar filho de 13 anos em Rio Verde
Casal é preso por espancar filho de 13 anos em Rio Verde
Goiás · 2h
Polícia prende homem por estupro de vulnerável em Anápolis
Polícia prende homem por estupro de vulnerável em Anápolis
Goiás · 3h
Mais do PortalGO
Fotos: Domínio público
Como a maratona de 1904 quase encerrou a modalidade nas Olimpíadas
O atleta classificado em primeiro lugar chegou a receber estricnina (veneno) para seguir correndo 02 dez 2025 · História
Foto: Prefeitura de Goiânia
Falhas e desgaste: MP investiga problemas no Viaduto da Jamel Cecílio
Prefeitura tem 15 dias para responder às cobranças do Ministério Público 02 dez 2025 · Cidades
Divulgação/ Secult
Goiânia abre Natal na Tamandaré com concerto especial da Orquestra Sinfônica
Repertório inclui clássicos de Natal com 60 músicos no palco 02 dez 2025 · Cultura
Fotos: Divulgação PCGO
Polícia prende suspeitos de desviar computadores de órgão público
Mais de 100 computadores foram subtraídos e revendidos abaixo do preço 02 dez 2025 · Segurança
Marcello Casal JrAgência Brasil
Fim da obrigatoriedade da autoescola: entenda as novas regras para tirar a CNH
Estimativa do Ministério dos Transportes aponta que novas medidas podem baratear o processo de habilitação em até 80% 02 dez 2025 · Brasil
Foto: Reprodução Redes Sociais
Servidores da Comurg morrem em colisão no Setor São Francisco
Vítimas, de 61 e 56 anos, se deslocavam entre unidades de trabalho quando foram atingidas por carro de passeio em um cruzamento 02 dez 2025 · Cidades
Fla faz história, Verstappen vence e seleção de basquete vence
Fim de semana decisivo: Flamengo é tetra da América, Max Verstappen adia título da F1 e seleção de basquete vence o Chile. 01 dez 2025 · Esportes
Foto: Conmebol
Brasil deve sediar Copa América feminina em 2026
Brasil deve sediar uma edição especial da Copa América feminina em 2026, como teste para o Mundial de 2027. 01 dez 2025 · Brasil
Divulgação
Defesa muda versão sobre doença de General Heleno
Defesa de Augusto Heleno corrigiu informação sobre Alzheimer. Antes dito ser de 2018, agora afirmam que diagnóstico foi fechado só em 2025. 01 dez 2025 · Justiça
Foto: Divulgação
Após ataque, leoa é monitorada e não será morta
Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) garantiu que não sacrificará a leoa que atacou um invasor. Equipe afirma que foi reação instintiva. 01 dez 2025 · Meio Ambiente