Junto de Xi Jinping, Lula destaca conflitos e afirma que Brasil e China priorizam ‘paz e diálogo’

Compartilhe

O presidente brasileiro recebeu o líder chinês no Palácio da Alvorada. Os dois países firmaram mais de 30 acordos internacionais abrangendo setores como infraestrutura, educação e tecnologia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou nesta quarta-feira (20) conflitos, como a guerra na Ucrânia, destacando que Brasil e China priorizam “paz e diálogo” em suas relações internacionais.

As declarações foram feitas ao lado do presidente chinês, Xi Jinping, durante encontro no Palácio da Alvorada. Lula reforçou a necessidade de reformar organismos internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU, para ampliar a representatividade de países em desenvolvimento.

“Defendemos a reforma da governança global e um sistema internacional mais democrático, justo, equitativo e ambientalmente sustentável. Em um mundo assolado por conflitos armados e tensões geopolíticas, China e Brasil colocam a paz, a diplomacia e o diálogo em primeiro lugar”, disse Lula à imprensa.

Brasil e China integram um grupo de nações empenhadas em mediar uma solução pacífica para o conflito no leste europeu. Durante o discurso, Lula não mencionou diretamente o presidente russo, Vladimir Putin.

Xi Jinping, líder do maior parceiro comercial do Brasil, está em visita de Estado a Brasília após participar das reuniões do G20 no Rio de Janeiro.

Em pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira, Lula destacou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira durante a presidência do G20, e declarou: “Jamais venceremos o flagelo da fome em meio à insensatez das guerras.”

O presidente brasileiro também mencionou o filósofo chinês Confúcio e referiu-se a Xi Jinping como um “amigo de terras distantes”. Ele destacou investimentos de empresas brasileiras na China e anunciou que, em 2026, o Brasil realizará o Ano Cultural Brasil-China, com o objetivo de promover e aproximar as duas sociedades, reconhecidas mundialmente por sua rica diversidade e criatividade.

Na reunião realizada na residência oficial, os presidentes abordaram temas como políticas de investimento e desenvolvimento, relações bilaterais, além de coordenação em tópicos regionais e globais.

Nesta quarta-feira, foram firmados 37 acordos de cooperação internacional entre os dois países, abrangendo áreas como abertura de mercado para produtos agrícolas, intercâmbio educacional, e colaboração em setores como indústria, energia, mineração, finanças, comunicações, sustentabilidade, turismo, esportes, saúde e cultura. Lula também destacou que os esforços conjuntos se estenderão por 50 anos, incluindo temas como inteligência artificial, transição energética e tecnologia aeroespacial.

SpaceSail x Starlink

Entre os atos assinados, um memorando de entendimento entre a Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, e a Shanghai SpaceSail Technologies, tem como objetivo fornecer serviços de telecomunicações via satélite. Esse acordo pode impactar os negócios da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, no Brasil.

Recentemente, Musk esteve envolvido em polêmicas com autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O empresário, aliado de Donald Trump, também trocou farpas com a primeira-dama Janja em um evento paralelo ao G20.

Mundo está longe de ser tranquilo, diz Xi Jinping

Após a fala de Lula, o presidente chinês também realizou uma breve declaração. De acordo com o serviço de tradução contratado pelo governo brasileiro, Xi Jinping afirmou que o mundo está longe de ser um lugar pacífico, destacando a existência de guerras e conflitos.

Xi ressaltou que Brasil e China seguirão um caminho conjunto em prol da segurança global e recordou que ambos os países fazem parte de um grupo dedicado à busca pela paz na Ucrânia.

O líder chinês expressou preocupação com o agravamento da situação na Faixa de Gaza e enfatizou a necessidade de uma solução para a questão do Estado Palestino. Xi também manifestou disposição para cooperar com o Brasil em ações multilaterais voltadas à promoção da paz no Oriente Médio.

“Estamos preocupados, e a comunidade internacional precisa agir para resolver a crise atual. Devemos focar na Palestina para alcançar resultados imediatos,” declarou Xi, conforme a tradução disponibilizada pelo Palácio do Planalto.

Recentes
Manutenção da Saneago pode interromper água em 22 bairros
Manutenção da Saneago pode interromper água em 22 bairros
Goiás · 16h
Fevereiro terá calor acima do normal e menos chuva no país
Fevereiro terá calor acima do normal e menos chuva no país
Brasil · 18h
Controle do PIX faz Receita identificar MEIs irregulares
Controle do PIX faz Receita identificar MEIs irregulares
Economia · 19h
Suspeito de perseguir Daniele Suzuki é preso em SP
Suspeito de perseguir Daniele Suzuki é preso em SP
Segurança · 19h
Mais do PortalGO
Na lua cheia, Goiás revive a tradição da Serenata Noturna
Em Goiás, a lua cheia é sinônimo de serenata. Cerca de 300 pessoas caminham cantando pelo centro histórico. 31 jan 2026 · Cultura
PGO
Goiás e Vila Nova se enfrentam em clássico decisivo
Derby do Cerrado: Goiás e Vila Nova se enfrentam em jogo decisivo pela liderança do Campeonato Goiano. Partida será às 18h30, na Serrinha 31 jan 2026 · Esportes
Foto: Reprodução redes sociais
O mito da mansão grega no meio do Planalto Central
Nascido nas redes sociais, o rótulo Greco-Goiano mistura preconceito regional e lógica de mercado para revelar uma arquitetura que transforma estética em… 31 jan 2026 · Cultura
Fim de semana esportivo: UFC, Fórmula E, clássicos e muito mais
Confira a programação esportiva completa do fim de semana: clássicos estaduais, UFC, Fórmula E, Copa das Campeãs, Supercopa e vôlei. 30 jan 2026 · Esportes
Desemprego cai para 5,6% em 2025 e atinge menor nível desde 2012
A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,6% em 2025, menor patamar desde o início da série histórica em 2012. 30 jan 2026 · Trabalho
Foto: Divulgação
Jardim vertical de 74 m promete mudar clima no Setor Marista
Goiânia receberá jardim vertical que filtra poluição e reduz calor. Estrutura faz parte do Complexo Promenade, no Setor Marista. 30 jan 2026 · Cidades
Goiás em alerta: ciclone pode trazer tempestade com granizo
Sexta e sábado terão chuva forte em Goiás, com risco de granizo. Áreas como Itumbiara e Catalão podem acumular até 100 mm, segundo Inmet. 30 jan 2026 · Goiás
Foto: Arquivo Secom
Aparecida realiza Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Mobilização ocorre em 28 unidades de saúde do município 30 jan 2026 · Saúde
Foto: Ycaro Matos
Fim de semana têm shows, teatro, exposições e pré-Carnaval em Goiânia e interior
Agenda reúne opções gratuitas e pagas entre sexta e domingo 30 jan 2026 · Cultura
A prefeita Maysa Cunha e a presidente do Sindiporá Denise Pinheiro – Reprodução Redes Sociais
Justiça analisa ação da Prefeitura de Iporá contra sindicato após críticas sobre salários
Sindicato afirma que seguirá criticando a gestão municipal 30 jan 2026 · Justiça