Goiás Social oferece aulas para bem-estar de mães e bebês do Meninas de Luz

Compartilhe

Beneficiárias do Meninas de Luz participam da Dança Materna: aulas aumentam conexão entre mãe e bebê (Foto: Nandra Leão)

O Goiás Social, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), oferece uma atividade gratuita que une saúde e afeto: a Dança Materna. Voltada para mães e seus filhos, a iniciativa promove momentos de cuidado e bem-estar por meio de movimentos aeróbicos leves.

A atividade contribui para a melhora da autoestima, da saúde mental e fortalece os laços entre mãe e bebê, proporcionando uma experiência de conexão única. A ação é gratuita e faz parte das ações de apoio e acolhimento do Programa Meninas de Luz.

“O Meninas de Luz tem o propósito de garantir acolhimento, carinho e, acima de tudo, respeito a essas jovens mães e seus filhos. Dá orgulho porque a Dança Materna é mais uma iniciativa pioneira no serviço público em Goiás”, destaca a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Mães e bebês

Educadora física e instrutora de Dança Materna, Mayara da Silva explica que tanto grávidas, a partir da 12ª semana de gestação, quanto puérperas, podem fazer a atividade.

“A gestante faz movimentos leves e acaricia a barriga com as mãos, transmitindo pensamentos de amor, afeto e tranquilidade para o bebê. Isso promove um fortalecimento emocional. Para quem já teve o bebê, possibilita o retorno à vida social depois do parto, uma prática corporal saudável e que incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho em um momento de troca. Para o bebê, traz o conforto do balanço na dança, espaço para que possa brincar e explorar suas possibilidades corporais, acolhimento e relaxamento”, diz Mayara Silva.

Mirelly Martins Diniz, de 20 anos, é mãe de Ezequiel, de um mês, e o Meninas de Luz acompanhou e auxiliou sua gestação. A mãe relata e agradece o aprendizado, que foi essencial para a adaptação à nova rotina.

“Aqui, sempre senti e tive apoio. Tudo tem sido fundamental para a minha primeira experiência como mãe, sempre aprendo. Participo de tudo que posso e adoro a Dança Materna. É divertida e me deixa mais disposta”, conta a jovem.

Meninas de Luz

O Meninas de Luz oferece atendimento gratuito a jovens gestantes e seus bebês de até um ano de idade. A iniciativa, que em 2024 atendeu uma média mensal de 157 meninas, foi reconhecida nacionalmente pelo Criança Esperança, projeto promovido pela TV Globo. O Meninas de Luz oferece desde apoio emocional, acompanhamento socioassistencial e psicossocial, até capacitações profissionais, promovendo a inclusão social dessas jovens.

O projeto ainda doa kits de enxoval completos para bebês, que incluem bolsa, fraldas, roupinhas, sling, banheira e itens de higiene pessoal. O objetivo principal é proporcionar a essas meninas condições de criar seus filhos com dignidade e romper o ciclo de pobreza e exclusão.

Recentes
Guia do Fim de Semana: Libertadores, Clássicos e Esportes Globais
Guia do Fim de Semana: Libertadores, Clássicos e Esportes Globais
Esportes · 41min
Enem em Belém e região ocorre no domingo (30)
Enem em Belém e região ocorre no domingo (30)
Educação · 16h
Airbus faz recall urgente de 6 mil aviões
Airbus faz recall urgente de 6 mil aviões
Mundo · 17h
Marido é preso por espancar mulher grávida de 8 meses
Marido é preso por espancar mulher grávida de 8 meses
Segurança · 18h
Mais do PortalGO
Foto: IA
A Nova Geografia Informacional do Brasil e a Disputa pela Formação do Eleitor
Redes sociais e mídia tradicional criam ecossistemas cognitivos paralelos 28 nov 2025 · Brasil
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
PL oficializa suspensão de salário e atividades de Bolsonaro após prisão
Medida cumpre determinação da Lei dos Partidos Políticos; ex-presidente segue detido na Polícia Federal em Brasília cumprindo pena por tentativa de golpe de… 28 nov 2025 · Brasil
Foto: Loiro Cunha/Divulgação e Reprodução Instagram
Post de Luiza Possi repercute e leva Maria Gadú a comentar sobre relacionamento
Post sobre “fé” e reação ao caso Bolsonaro desencadeou a polêmica 28 nov 2025 · Entretenimento
Foto: Divulgação
Câmara de Goianira concede Título de Cidadã Goianirense a Fátima Gavioli
Homenagem reconhece contribuição da gestora à rede pública 28 nov 2025 · Goiás
Foto: Divulgação
PF mira suspeita de fraudes milionárias na manutenção da frota do Samu em Goiânia
Mandados foram cumpridos em Goiânia e Aparecida de Goiânia 28 nov 2025 · Segurança
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Congresso derruba 52 vetos presidenciais à lei do licenciamento ambiental
Organizações ambientais falam em maior retrocesso desde a criação da Política Nacional de Meio Ambiente 28 nov 2025 · Política
Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Estilista goiano Lucas Caslú abre a 57ª Casa de Criadores
Coleção “Saldos” abre principal evento de moda autoral do país 28 nov 2025 · Cultura
GP do Catar: Norris pode ser campeão em Losail
GP do Catar é a penúltima etapa da F1 2025. Lando Norris pode garantir o título mundial se ampliar sua vantagem sobre Verstappen e Piastri. 28 nov 2025 · Esportes
Foto: Renato S. Cerqueira
Caso Banco Master: lições para o investidor
Saiba como evitar riscos em CDBs, como no caso Banco Master. Confira 4 passos básicos para aplicar seu dinheiro com mais segurança. 27 nov 2025 · Economia
Fotos: Lívia Villas Boas/CBF
Seleção Feminina enfrenta Noruega e Portugal
Seleção Brasileira Feminina joga seus últimos amistosos de 2025 contra Noruega e Portugal. Time está invicto há 8 jogos 27 nov 2025 · Esportes