Goiás Social oferece aulas para bem-estar de mães e bebês do Meninas de Luz

Compartilhe

Beneficiárias do Meninas de Luz participam da Dança Materna: aulas aumentam conexão entre mãe e bebê (Foto: Nandra Leão)

O Goiás Social, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), oferece uma atividade gratuita que une saúde e afeto: a Dança Materna. Voltada para mães e seus filhos, a iniciativa promove momentos de cuidado e bem-estar por meio de movimentos aeróbicos leves.

A atividade contribui para a melhora da autoestima, da saúde mental e fortalece os laços entre mãe e bebê, proporcionando uma experiência de conexão única. A ação é gratuita e faz parte das ações de apoio e acolhimento do Programa Meninas de Luz.

“O Meninas de Luz tem o propósito de garantir acolhimento, carinho e, acima de tudo, respeito a essas jovens mães e seus filhos. Dá orgulho porque a Dança Materna é mais uma iniciativa pioneira no serviço público em Goiás”, destaca a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Mães e bebês

Educadora física e instrutora de Dança Materna, Mayara da Silva explica que tanto grávidas, a partir da 12ª semana de gestação, quanto puérperas, podem fazer a atividade.

“A gestante faz movimentos leves e acaricia a barriga com as mãos, transmitindo pensamentos de amor, afeto e tranquilidade para o bebê. Isso promove um fortalecimento emocional. Para quem já teve o bebê, possibilita o retorno à vida social depois do parto, uma prática corporal saudável e que incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho em um momento de troca. Para o bebê, traz o conforto do balanço na dança, espaço para que possa brincar e explorar suas possibilidades corporais, acolhimento e relaxamento”, diz Mayara Silva.

Mirelly Martins Diniz, de 20 anos, é mãe de Ezequiel, de um mês, e o Meninas de Luz acompanhou e auxiliou sua gestação. A mãe relata e agradece o aprendizado, que foi essencial para a adaptação à nova rotina.

“Aqui, sempre senti e tive apoio. Tudo tem sido fundamental para a minha primeira experiência como mãe, sempre aprendo. Participo de tudo que posso e adoro a Dança Materna. É divertida e me deixa mais disposta”, conta a jovem.

Meninas de Luz

O Meninas de Luz oferece atendimento gratuito a jovens gestantes e seus bebês de até um ano de idade. A iniciativa, que em 2024 atendeu uma média mensal de 157 meninas, foi reconhecida nacionalmente pelo Criança Esperança, projeto promovido pela TV Globo. O Meninas de Luz oferece desde apoio emocional, acompanhamento socioassistencial e psicossocial, até capacitações profissionais, promovendo a inclusão social dessas jovens.

O projeto ainda doa kits de enxoval completos para bebês, que incluem bolsa, fraldas, roupinhas, sling, banheira e itens de higiene pessoal. O objetivo principal é proporcionar a essas meninas condições de criar seus filhos com dignidade e romper o ciclo de pobreza e exclusão.

Recentes
Relator da CCJ defende manter mandato de Zambelli mesmo após condenação
Relator da CCJ defende manter mandato de Zambelli mesmo após condenação
Brasil · 2h
Confaz reajusta imposto sobre gasolina, diesel e gás de cozinha
Confaz reajusta imposto sobre gasolina, diesel e gás de cozinha
Brasil · 3h
Planalto rejeita manter escala 6×1 e pressiona Câmara por mudança na jornada
Planalto rejeita manter escala 6×1 e pressiona Câmara por mudança na jornada
Política · 4h
Cinema brasileiro brilha no NYFCC
Cinema brasileiro brilha no NYFCC
Cultura · 6h
Mais do PortalGO
Handebol e futsal: Mulheres do Brasil buscam títulos mundiais
Brasil brilha em duas competições: handebol feminino tem campanha perfeita; futsal feminino avança à semi após goleada sobre o Japão. 02 dez 2025 · Esportes
Reprodução
Novas regras da CNH: fim da obrigatoriedade de aulas
Nova regra da CNH permite fazer aulas teóricas grátis pela internet e práticas com carro próprio. Custo pode cair até 70%, segundo governo. 02 dez 2025 · Brasil
Foto: Reprodução
Bullying em escola carioca leva a perda irreversível da visão
Menino ficou cego de um olho após soco durante aula. Família alega que escola ignorou pedidos de ajuda contra bullying. 02 dez 2025 · Justiça
Foto: Divulgação/ PC
Casal é preso por espancar filho de 13 anos em Rio Verde
Casal foi preso em flagrante após polícia encontrar adolescente com lesões por todo o corpo. Conselho Tutelar agora cuida do menino. 02 dez 2025 · Goiás
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Polícia prende homem por estupro de vulnerável em Anápolis
Ele ameaçou a vítima, dizendo que a mãe dela a agrediria se ela contasse o abuso. Crime foi cometido na presença de outra criança. 02 dez 2025 · Goiás
Fotos: Domínio público
Como a maratona de 1904 quase encerrou a modalidade nas Olimpíadas
O atleta classificado em primeiro lugar chegou a receber estricnina (veneno) para seguir correndo 02 dez 2025 · História
Foto: Prefeitura de Goiânia
Falhas e desgaste: MP investiga problemas no Viaduto da Jamel Cecílio
Prefeitura tem 15 dias para responder às cobranças do Ministério Público 02 dez 2025 · Cidades
Divulgação/ Secult
Goiânia abre Natal na Tamandaré com concerto especial da Orquestra Sinfônica
Repertório inclui clássicos de Natal com 60 músicos no palco 02 dez 2025 · Cultura
Fotos: Divulgação PCGO
Polícia prende suspeitos de desviar computadores de órgão público
Mais de 100 computadores foram subtraídos e revendidos abaixo do preço 02 dez 2025 · Segurança
Foto: Divulgação/PL
Michelle rejeita apoio a Ciro Gomes e entra em conflito com filhos de Bolsonaro
Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro reagem e defendem acordo que tem aval do pai 02 dez 2025 · Brasil