Hugo Calderano venceu de virada o chinês Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial, por 4 sets a 3, em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau, China. O brasileiro de 28 anos triunfou com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10, salvando inclusive um match point no último set.
Com a vitória, Calderano – atual nº 5 do mundo – tornou-se o primeiro mesa-tenista fora da Ásia ou Europa a disputar a final de uma Copa do Mundo. A decisão ocorrerá no domingo (20), às 9h15 (horário de Brasília), contra o chinês Lin Shidong (nº 1 do ranking), e será transmitida pelo YouTube.
A chegada de Calderano à semifinal já havia sido inédita para nosso país, e como na competição não há disputa de bronze, o brasileiro já havia garantido uma medalha para o Brasil. Na final, o brasileiro terá que enfrentar o chinês Lin Shidong, que é o atual nº 1. A única vitória de Hugo contra Lin foi em Durban, no ano de 2023.
Para chegar até aqui, Hugo passou pelo canadense Eugene Wang, 65º do ranking, depois pelo japonês Yukiya Uda, nº 30, e pelos japoneses Hiroto Shinozuka, 29º, e Tomokazu Harimoto, 3º, nas quartas de final.