TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

Aberta oficialmente nesta terça-feira (22/04), Mostra de Teatro Nacional de Porangatu se torna marco da valorização das múltiplas linguagens artísticas e do fortalecimento da identidade e protagonismo das comunidades do norte de Goiás

Compartilhe

Mostra de Teatro Nacional de Porangatu fortalecer identidade cultural local, além de impulsiona a economia regional (Fotos: Lucas Diener)

O espetáculo NIQ – Por estradas mundo afora, dirigido e interpretado por Júlio Vann (Goiânia), abriu oficialmente a programação da 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025).

O público, que compareceu ao Teatro do Cento Cultural, comprova a força e a importância do evento para a região, que em duas décadas tem fomentado a vocação cultural da população porangatuense, investindo nas ações culturais e formativas de diversas linguagens artísticas, sobretudo a teatral.

“É uma honra estar aqui, 20 anos é muito significativo. Começamos com teatro e expandimos para outras linguagens, como a dança, o circo, o audiovisual. O evento se transforma de acordo com as necessidades e, dessa vez, o ponto central é a democratização e a descentralização”, afirmou a gerente de Festivais e Eventos Culturais e Artísticos da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), Cláudia Fernandes, que na ocasião representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a secretária de Cultura, Yara Nunes.

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), correalizadora do TeNpo 2025, Angelita Pereira de Lima, foi representada pelo coordenador de Comunicação Leandro Pinho Rodrigues, que também exaltou a importância de levar a mais pontos do município, inclusive a um povoado, as ações da mostra.

“Esta edição do TeNpo conseguiu chegar a outras áreas de Porangatu, possibilitando, por meio da democratização da cultura, que mais pessoas possam conhecer algo diferente”, reforçou Leandro.

TeNpo 2025
Público presente na abertura comprova a força e importância do evento para a região (Foto: Lucas Diener)

Ao fortalecer a identidade cultural local por meio do protagonismo da população, o TeNpo também impulsiona a economia regional, atraindo uma média de 5 mil turistas para a cidade durante os dias da mostra, movimentando o comércio e a hotelaria.

“Nosso governador não tem medido esforços para trazer eventos para o norte de Goiás. Porangatu é uma cidade que merece ações como essas, que chegam até nós graças a confiança do governador em nossa capacidade de desenvolvimento, fazendo jus ao título de cidade polo”, afirmou o vice-prefeito de Porangatu, José Maurício Amaral, na ocasião representando a prefeita Vanuza Valadares.

O TeNpo, que segue até sábado (26/04) com espetáculos teatrais e circenses, oficinas, mostra de cinema e um Encontro de Gestores Culturais, é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, e correalizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social, Sesc Goiás, Academia Viking Cross e Corpo de Bombeiros.

Programação

TeNpo 2025
Teatro do Centro Cultural de Porangatu recebe parte da programação do TeNpo 2025 (Foto: Lucas Diener)

Na quarta-feira (23/04), o TeNpo 2025 segue com os espetáculos Palhaças sim, Sinhô (Cia Pé de Cana/SP), atividade itinerante que será realizada no povoado Linda Vista, às 16 horas; Entre o Real e o Imaginário (Circo Laheto/GO), às 17 horas e 30 minutos, no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis, na Avenida Brasil (Vila Record); e Inventando Moda (Cia Boca do Lixo/ GO), às 20 horas e 30 minutos, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro.

Todas as atrações têm classificação livre e entradas gratuitas.

Também integra a programação do dia o Encontro de Gestores Culturais, com o projeto Secult Goiás Itinerante, às 15 horas, no Museu Ângelo Rosa de Moura, no anexo Arqueológico Jaguatirica, localizado na Praça Nossa Senhora da Piedade, no Centro Histórico de Porangatu.

O Encontro reunirá gestores culturais que proporcionarão aos produtores, artista e trabalhadores da cultura do município e região a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como pleitear recursos dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de debater ações culturais e artísticas em voga no Estado de Goiás.

Até sábado (26/04), sete oficinas formativas estão sendo oferecidas gratuitamente à população: Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos Emergentes (Takaiúna/GO), Danças negras que transformam as ruas (Jéssika Gomes e Wes Ferreira/GO), Jogos teatrais para a cena e para a sala de aula (Rui Bordalo/GO), O corpo do ator na interpretação para teatro, cinema e televisão (Ana Magdalena e João Côrtes/RJ), Arte Circense – Malabares (Dalila de Souza e Junio de Araújo/GO), Acrobacia de solo e acrobacias aéreas (Renerson dos Santos/GO) e Stop Motion (Nuno Aymar e Eduardo Guimarães/GO).

Serviço

Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2025
Quando: Até sábado (26/04)
Onde: Porangatu – GO
Entrada gratuita

Recentes
Governo e MP cobram bloqueio de conteúdos sexualizados criados pelo Grok
Governo e MP cobram bloqueio de conteúdos sexualizados criados pelo Grok
Brasil · 4h
O mistério do TWA 800 e a bomba invisível que mudou a aviação para sempre
O mistério do TWA 800 e a bomba invisível que mudou a aviação para sempre
História · 6h
Justiça determina retomada de investigação sobre morte do influenciador PC Siqueira
Justiça determina retomada de investigação sobre morte do influenciador PC Siqueira
Justiça · 7h
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank
Economia · 8h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução redes sociais
Margareth Serrão, mãe de Virginia, recebe alta após acidente com perda total
Virginia cancelou compromissos no Rio de Janeiro para acompanhar o repouso da mãe. 21 jan 2026 · Entretenimento
Fotos: UEG
Medicina da UEG lidera desempenho em Goiás no Enamed
A UEG superou instituições tradicionais ao registrar 88,9% de desempenho médio no Enamed. 21 jan 2026 · Educação
Brasil registra maior número de feminicídios da história
Brasil registrou 1.470 feminicídios em 2025, maior número da história. Dados mostram que quatro mulheres foram mortas por dia. 21 jan 2026 · Segurança
Agronegócio é o maior beneficiado do acordo Mercosul-UE
Análise sobre acordo Mercosul-UE prevê impacto econômico limitado no início, mas com ganhos de produtividade no longo prazo. 20 jan 2026 · Economia
Reprodução: Internet
Justiça italiana analisa extradição de Carla Zambelli
Audiência de extradição de Zambelli na Itália termina sem decisão. Advogados pediram troca de juízes, o que deve adiar o julgamento. 20 jan 2026 · Justiça
Foto: Divulgação/Aviva
Hot Park e Rio Quente abrem 390 vagas de trabalho
Complexo turístico em Rio Quente (GO) abre 390 vagas. Oportunidades incluem cargos em hotelaria, parque, cozinha e administração. 20 jan 2026 · Trabalho
Reprodução
Goiás tem 6 cursos de medicina com notas insatisfatórias
Seis cursos de medicina em Goiás tiveram notas 1 ou 2 no Enamed e podem sofrer punições do MEC, como suspensão de vagas ou corte no Fies. 20 jan 2026 · Educação
Foto: Divulgação/SET
Chuva forte causa alagamentos e bloqueios em Goiânia
Temporal em Goiânia interditou trechos da Marginal Botafogo e da Marechal Rondon. Chuvas superaram 70mm em bairros como Parque Atheneu. 20 jan 2026 · Goiás
Foto: NASA
Os discos que guardam a essência da humanidade a bilhões de quilômetros da Terra
O disco é um registro histórico projetado para durar um bilhão de anos no vácuo espacial 20 jan 2026 · Ciência
Reprodução
Corretora desaparecida em Caldas Novas tinha histórico de conflitos
Daiane Alves Souza desapareceu há 34 dias; novos elementos do inquérito revelam histórico de agressões e o rastro final da vítima. 20 jan 2026 · Segurança