Estão abertas as inscrições para o projeto Ibejada do Orum, que oferece oficinas gratuitas de dança africana para crianças do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas, que acontecerão de abril a junho, serão ministradas pelos renomados artistas beninenses Setchegnon Sokenou e Bruce Codjo Kpade, proporcionando aos participantes uma imersão na cultura africana e afro-brasileira.
A iniciativa visa proporcionar uma vivência lúdica e enriquecedora da cultura africana e afro-brasileira, valorizando a estética, o corpo e a identidade negra como ferramentas de empoderamento desde a infância. O projeto busca resgatar e celebrar a ancestralidade africana, criando um espaço de pertencimento para crianças negras.
As oficinas abordarão dois módulos: danças tradicionais do Benin (Agbadja e Afrobeat). A Agbadja, originária do povo Ewe, caracteriza-se por movimentos energéticos e alegres. Já o Afrobeat, criado por Fela Kuti na Nigéria, mistura ritmos africanos com influências de funk, jazz e soul, com letras de cunho social e político.
Inscrições
Vão até o dia 8 de abril e são feitas através do formulário disponível no perfil do Instagram do Orum Aiyê Quilombo Cultural: @orumaiyecultural. As aulas terão início no dia 12 de abril, com encontros aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 10h às 13h, na sede do Orum. Ao final do projeto, em junho, será realizada uma apresentação das crianças para a comunidade.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, contemplado pelo edital de infância e cultura nº01/2024.
*Com Lumieira Comunicação