A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza nesta quinta-feira (17/4), às 20h, mais uma apresentação da temporada “Pioneiros”, no Teatro Sesi, em Goiânia. Com entrada gratuita, o concerto será conduzido pelo maestro Neil Thomson e celebrará o romantismo europeu com peças dos compositores Paul Dukas e Ludwig van Beethoven.
O programa da noite começa com a “Sinfonia em Dó”, do francês Dukas, considerada a obra que marca o fim do romantismo na música clássica da França. Em seguida, será interpretada a Sinfonia nº 1 de Beethoven, peça que revela a inquietude e o espírito inovador do compositor alemão, por meio de diálogos marcantes entre cordas e sopros.
A temporada 2025, intitulada “Pioneiros”, propõe uma imersão nas obras de grandes nomes da música clássica mundial, em concertos gratuitos pensados para o grande público. “Trazemos uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Destaque nacional
Reconhecida internacionalmente, a Filarmônica de Goiás é considerada uma das melhores orquestras da América Latina e já recebeu elogios da revista britânica Gramophone, referência mundial em música erudita. O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e à Escola do Futuro em Artes Basileu França, gerida pelo CETT/UFG.
*Com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás