Luziânia dá início ao Circuito das Cavalhadas 2025 em grande estilo

Retomada da tradição emociona moradores e fortalece identidade cultural do povo goiano

Compartilhe

Luziânia abriu oficialmente, no último sábado (31/05), Circuito das Cavalhadas 2025, evento tradicional irá percorrer mais 14 cidades goianas ao longo dos próximos meses, promovendo cultura, religiosidade e identidade popular (Fotos: Michelly Matos)

O município de Luziânia abriu oficialmente, no último sábado (31/05), no Ginásio de Esportes José de Araújo Leite, o Circuito das Cavalhadas 2025, evento tradicional que percorre 15 cidades goianas ao longo dos próximos meses, promovendo cultura, religiosidade e identidade popular.

Centenas de pessoas prestigiaram a encenação na cidade, que foi retomada há três anos, após um hiato de 17 anos, e que voltou a integrar com força o calendário cultural de Goiás.

Este retorno foi amplamente celebrado por moradores e visitantes, especialmente pela nova geração, que lotou os espaços públicos para assistir ao espetáculo marcado por cores, sons e simbolismos religiosos. O prefeito da cidade, Diego Sorgatto, destacou o significado da retomada.

“É gratificante ver Luziânia novamente no mapa das Cavalhadas. Somos o berço dessa tradição em Goiás, e é emocionante ver nosso trabalho rendendo frutos e sendo reconhecido”, afirmou.

Para o prefeito, a encenação das Cavalhadas representa o orgulho da história de Luziânia.

“São 278 anos de fundação [da cidade] e a Festa do Divino Espírito Santo tem 272 anos aqui. Cabe a nós, eu que sou um bom devoto, transmitir esses valores para as próximas gerações e perpetuar esse momento de fé, tradição, cultura e devoção”, ressaltou o gestor municipal.

Luziânia dá início ao Circuito das Cavalhadas 2025 em grande estilo
Prefeito Diego Sorgatto, sobre retomada do evento no município após 17 anos: “É gratificante ver Luziânia novamente no mapa das Cavalhadas. Somos o berço dessa tradição em Goiás” (Fotos: Michelly Matos)

O prefeito também agradeceu o apoio do governo do Estado, especialmente ao governador Ronaldo Caiado, à primeira-dama Gracinha Caiado e à secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

“Sem esse suporte, esse reencontro com nossa história não seria possível”, completou Sorgatto.

A gerente de Planejamento e Monitoramento de Projetos Culturais e Artísticos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Rosana Caetano Brenner, esteve presente e reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento da cultura goiana.

“É uma alegria estarmos aqui, em Luziânia, dando início ao circuito que seguirá por mais 14 cidades até setembro deste ano. Para o governo, este é um resgate da tradição e da fé do povo goiano”, completou.

Luziânia dá início ao Circuito das Cavalhadas 2025 em grande estilo
Gerente de Planejamento e Monitoramento de Projetos Culturais e Artísticos da Secult, Rosana Caetano Brenner sobre o evento: “Para o governo, este é um resgate da tradição e da fé do povo goiano” (Fotos: Michelly Matos)

Em 2025, o Governo de Goiás investiu R$ 4,4 milhões no apoio às prefeituras, destinando recursos à infraestrutura do evento, como arquibancadas, tendas e banheiros.

Além de garantir o conforto do público, esse fomento aquece a economia local, especialmente nos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e comércio, mantendo viva a tradição cultural de origem cristã no município.

Em seu terceiro ano de retomada, a Associação das Cavalhadas de Luziânia tem se dedicado ao fortalecimento da encenação ao longo de todo o ano. O trabalho inclui a confecção das indumentárias, ensaios e a participação em festas de outros municípios, como Silvânia, que também retomou sua Cavalhada em 2024 com o apoio dos cavaleiros de Luziânia.

Além do evento em si, a Prefeitura de Luziânia também promove a educação patrimonial nas escolas da rede municipal. Estudantes puderam interagir com os cavaleiros, fazer perguntas sobre a tradição e acompanhar de perto os ritos e preparativos dessa celebração bicentenária.

Tradição que se perpetua

As primeiras Cavalhadas em Goiás ocorreram no Arraial de Santa Luzia (hoje Luziânia), em 1751. A festividade combina elementos teatrais, históricos, religiosos e culturais, e rememora artisticamente as batalhas medievais entre cristãos e mouros dos séculos IX a XV.

Com trajes típicos e cavalos ornamentados, o espetáculo ainda conta com a participação dos Mascarados, personagens que representam o povo nas ruas com suas brincadeiras e irreverência.

Com 278 anos de fundação e 272 anos de Festa do Divino Espírito Santo, Luziânia reafirma seu papel como guardiã de uma das mais importantes manifestações culturais de Goiás.

Recentes
Bolsonaro bate a cabeça após passar mal em cela da PF
Bolsonaro bate a cabeça após passar mal em cela da PF
Brasil · 4h
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
História · 7h
Vereadora Aava Santiago se filia ao PSB e passa a comandar o partido em Goiás
Vereadora Aava Santiago se filia ao PSB e passa a comandar o partido em Goiás
Goiás · 9h
Discussão termina em morte de turista em restaurante de Porto de Galinhas
Discussão termina em morte de turista em restaurante de Porto de Galinhas
Segurança · 10h
Mais do PortalGO
Fotos: Reprodução
PT, PSOL e Rede avançam em diálogo para possível chapa única em Goiás
Dirigentes discutiram reeleição presidencial e chapas para o governo e o Legislativo 06 jan 2026 · Política
Reprodução X
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula preso
Ação questiona limites da imunidade parlamentar nas redes sociais 06 jan 2026 · Política
Foto: Arquivo pessoal
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Polícia portuguesa desvendou assassinato de Lucinete Freitas. A patroa a levou a local ermo, matou-a com um bloco de cimento 06 jan 2026 · Mundo
Reprodução
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com Wagner Moura 05 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Eduardo Muñoz
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”. Ele enfrenta acusações de narcoterrorismo. Delcy Rodríguez assume como presidente 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Prefeitura de Morrinhos
Em briga de casal, criança de 3 anos é atingida por faca
Em Morrinhos, menino de 3 anos sofre corte no ombro após ser atingido por faca durante discussão dos pais. Conselho Tutelar assumiu o caso. 05 jan 2026 · Goiás
Encontrado vivo jovem que sumiu no Pico Paraná (PR)
Roberto Farias Tomaz, 19 anos, foi encontrado vivo após passar cinco dias perdido na mata do Pico Paraná. Ele caminhou mais de 20 km 05 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Venezuela ordena prisão de colaboradores do ataque dos EUA
Venezuela decreta caça a colaboradores do ataque americano. Nicolás Maduro, preso, enfrentará juiz em NY por narcotráfico. 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Rawpixel
Trump amplia ofensiva internacional após ação na Venezuela e ameaça Groenlândia e Colômbia
Disputa pela transição na Venezuela expõe divergências entre EUA, oposição e instituições do país 05 jan 2026 · Mundo