Menos de um mês após a implantação oficial, a faixa da direita do corredor preferencial para ônibus e motocicletas nas avenidas Mutirão e Castelo Branco, em Goiânia, foi desativada pela Prefeitura. A medida foi anunciada no sábado (3) pelo prefeito Sandro Mabel (UB) por meio das redes sociais, após ele visitar o local e ser alertado por um cidadão sobre a sinalização ainda em vigor.
Segundo Mabel, a faixa foi pintada “equivocadamente” e já estaria liberada para todos os tipos de veículos.
No último domingo (4), o prefeito se reuniu com a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e com representantes do transporte coletivo. O grupo decidiu que nenhuma das faixas das avenidas Mutirão e Castelo Branco será mais preferencial. Ainda assim, o prefeito pediu que motoristas deem preferência aos ônibus quando possível, utilizando as demais faixas em caso de trânsito mais leve.
De acordo com a SET, a decisão foi motivada por pedidos de motoristas e por um levantamento técnico do Centro de Controle Operacional (CCO), que teria apontado baixo aproveitamento da faixa preferencial.
Contradição
Contudo, o Plano Diretor de Goiânia, aprovado em 2022, classifica o corredor Mutirão/Castelo Branco como um dos Eixos de Desenvolvimento da capital, definidos como áreas estratégicas assentadas sobre o sistema de transporte coletivo.
Na prática, as vias Mutirão e Castelo Branco foram tratadas como uma unidade de mobilidade urbana pelo plano, integrando o sistema de corredores estruturantes ao lado do Eixo Anhanguera — este último citado pela SET como principal da região. Ao lançar o Programa de Desobstrução Viária, a própria prefeitura informou que a implantação das faixas preferenciais era uma forma de priorizar o transporte coletivo metropolitano.
Por enquanto, apenas para o trecho entre a Avenida 85 e o Terminal Padre Pelágio estão com a faixa liberada. A secretaria vai monitorar os impactos da mudança.